PIRENÓPOLIS

Pirenópolis é uma cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional e dona de mais de 80 cachoeiras. Muito próxima de Goiânia e de Brasília, Pirenópolis fica lotada nos fins de semana devido ao charme da pequena cidade e do seu centro histórico preservado com ruas de paralelepípedo e casas com janelas em estilo colonial.

À noite, o movimento se concentra na Rua do Lazer onde há bares e restaurantes de muita qualidade. Há também várias lojinhas, além de feirinha na praça principal da cidade.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é o cartão-postal de Pirenópolis e ela foi construída em 1728 e, no ano de 2002, ela sofreu um incêndio que destruiu 90% do seu interior. A Igreja foi restaurada e continua de portas abertas para celebração das missas.

QUANTOS DIAS EM PIRENÓPOLIS

Reserve no máximo três noites. Dê preferência de quinta à domingo quando a cidade recebe muitos turistas e quase todos os bares e restaurantes dão um show de música ao vivo.

AONDE FICAR

Tudo por lá é simples, não há hotéis chiques, somente pousadas. Tente ficar próximo à Rua do Rosário (mais conhecida como Rua do Lazer) onde o movimento é maior e mais turístico. Nós ficamos por ali e não tivemos problemas algum para dormir. Foi bem tranquilo! O gostoso de ficar ali é o movimento noturno da cidade, dos bares e restaurantes, além de você poder sair a pé para jantar todos os dias.

PARA AS MULHERES

Esquece qualquer tipo de salto, lembre-se que as ruas e calçadas são de paralelepípedo. Então vá de tênis, chinelo ou rasteiras.

O QUE FAZER EM PIRENÓPOLIS

Cachoeiras e mais cachoeiras! Após várias pesquisas, escolhemos duas cachoeiras que são as mais bem avaliadas pelo site do TripAdvisor: Rosário e Abade. Elas são consideras as melhores cachoeiras em Pirenópolis, além de oferecerem uma infraestrutura excelente.

Nelas você poderá se banhar, caminhar, apreciar a natureza, almoçar e ainda se quiser, descansar nas redes espalhadas pelo local. Em ambas as cachoeiras, o visitante faz o passeio a pé e no seu tempo, aproveitando todos os atrativos ao seu gosto.

• CACHOEIRA DO ROSÁRIO

A Cachoeira do Rosário é uma das mais belas cachoeiras de Pirenópolis, com uma infraestrutura excelente para quem quer aproveitar o dia sem pressa de ir embora. Por lá, há um delicioso restaurante de comida regional, redes de sonecas, mesinhas sob as árvores e petiscos disponíveis o dia todo para matar a fome antes da refeição principal. Vale ressaltar que a propriedade recebe apenas 70 visitantes por dia, por isso nunca fica lotado. Nos finais de semana, o restaurante conta com buffet livre, mas durante a semana serve apenas panelinhas (e não todos os dias).

A principal atração é a Cachoeira do Rosário, que conta com a maior queda livre de Pirenópolis. São 42 metros de água pura e cristalina que corre do alto da encosta e forma um poço espetacular para banho. Um caminho de pedras leva até atrás da queda d’água, de onde é possível ver o espetáculo bem de pertinho. Além da cachoeira, vale visitar as piscinas naturais que se formam antes da queda principal.

A trilha que leva à Cachoeira do Rosário tem apenas 350 metros, mas a descida é uma escada longa formada por pedras. O retorno da trilha pode ser pela mesma escada ou por um percurso de 600 metros à beira do rio, com menor grau de inclinação e mais tranquilo para retornar ao restaurante.

Dica: Se der tempo, aproveite e vá também às Cachoeiras dos Dragões e à Cachoeira Paraíso, ambas ficam na mesma estrada de terra da Cachoeira do Rosário. Nós não fomos, pois estávamos com as crianças e eles já estavam cansados.

A nossa ginasta

• CACHOEIRA DO ABADE

Na Cachoeira do Abade, você tem uma experiência única em meio a uma natureza intocada. São quatro Cachoeiras, vários mirantes, Aquário Natural e a Ponte Pênsil, tudo isso em 2500 metros de trilha totalmente reformada, calçada em pedra e plataformas de madeira.

Na Cachoeira do Abade, existem duas trilhas: a Trilha do Abade com 400 metros e a Trilha do Vale com 2400 metros. Nós fomos por uma trilha e voltamos pela outra trilha.

E quando a fome bater? Tem o Restaurante Vila do Ouro, uma comida goiana bem gostosinha, com temperos caseiros e hortaliças da própria horta.

Ponte Pensil
Cachoeira do Abade

• OUTLET PREMIUM DE BRASÍLIA

Ficamos três dias em Pirenópolis e, no último dia, as crianças já não aguentavam mais cachoeiras e então descobrimos (através de umas sacolas que as pessoas carregavam na rua) que havia alguma Outlet por ali. Fizemos uma busca rápida no Google e vimos que a distância era de apenas 1:30h. Então, resolvemos arriscar e ir, e percebemos que as crianças (os nossos já são adolescentes) gostaram muito da ideia.

Bom vamos lá…. para quem está em Pirenópolis e com tempo para “compras” ou passear em shopping aberto, vale a pena sim! No nosso caso, já tínhamos alcançado o objetivo da nossa viagem que eram as duas cachoeiras, então estávamos com um dia sobrando para a Outlet.

A estrada é excelente e bem perto para um bate e volta. O shopping é a céu acerto estilo os de Miami e Orlando com várias marcas e preços não tão bons assim.

Nós compramos poucas coisas, e as coisas que compramos valeram super a pena! Levando em consideração o passeio e algumas poucas compras, ainda achamos que vale a pena sim.

Então, só vá para a Outlet se você estiver numa situação igual a nossa, ou seja, com um dia sobrando, com filhos adolescentes que estão na fase de compras, se você gosta de shopping e gosta desse bate e volta, caso contrário não vá, pois os preços não são tão competitivos assim.

Resumindo, tivemos um dia bem gostoso e produtivo, e para o nosso perfil valeu a pena!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pelas fotos percebe-se que Pirenópolis é demais! E graças a nossa viagem à Rio Quente, pudemos estender uns dias das nossas férias e ficar nessa cidade tão graciosa e tão gostosa!

Nós nunca tínhamos ouvido falar em Pirenópolis, até iniciarmos as buscas por cidades próximas a Rio Quente, e então descobrimos esta maravilhosa cidadezinha.

Se um dia estiver em Goiânia, Brasília ou mesmo Rio Quente, separe 3 dias para conhecer Pirenópolis, você não irá se arrepender!

Se puder, leia a nossa matéria sobre Rio Quente e Goiânia. Até mais!

GOIÂNIA

Muito procurada pelo público corporativo, Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (os bairros são chamados de “setores”).

Localizada a 211 km de Brasília e 130 km de Pirenópolis, Goiânia possui parques muito agradáveis, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Entre um passeio e outro, não faltam opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes, a maioria instalada nos setores Bueno e Marista.

Goiânia é o ponto de partida ideal para explorar o interior goiano, como a famosa cidade de Pirenópolis (texto acima), Rio Quente e Caldas Novas.

QUANTOS DIAS FICAR

A gente ficou apenas uma noite. Nosso objetivo não era ficar em Goiânia, e sim Rio Quente e Pirenópolis.

Usamos apenas o aeroporto de Goiânia, já que vínhamos de São Paulo. Do próprio aeroporto, alugamos um carro e seguimos para Pirenópolis, aonde já tínhamos uma reserva por três noites. Depois de três dias em Pirenópolis, seguimos para Rio Quente onde ficamos por mais sete dias. Depois desses sete dias em Rio Quente, retornamos para Goiânia onde ficamos apenas uma noite antes de retornarmos para a nossa casa em São Paulo.

O QUE FAZER EM GOIÂNIA

Conhecemos poucos lugares, pois ficamos apenas uma noite. Não tínhamos a intensão de ficar passeando em Goiânia, mesmo porque já era o término das nossas férias e as crianças estavam cansadas. Precisávamos apenas pernoitar para no dia seguinte seguir para o aeroporto rumo à São Paulo.

Então vamos lá….

• PARQUE FLAMBOYANT – parque bonito e gostoso para uma caminhada.
  • ESTÁDIO SERRA DOURADA – para quem não sabe, nosso filho adora estádios de futebol, por isso levamos ele no Serra Dourada apenas para uma foto do lado de fora mesmo! Ficou feliz e isso é o que importa.
  • Shopping Flamboyant – shopping com lojas selecionadas e ótimos restaurantes. Essa dia rendeu no shopping, pois aproveitamos o cinema para assistir um filme que as crianças queriam muito e ainda almoçamos num lugar que eles amam.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando que não conhecíamos Goiânia, adoramos pernoitar na capital de Goiás e conhecer mais um lugarzinho desse Brasil que tanto amamos. Se você ainda não conhece, vale a pena sim uma noite. Ficar mais que uma noite, só se for necessário mesmo!

Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!