PUNTA DEL ESTE

Localizada entre o Atlântico e o Rio da Prata, Punta del Este está a uma hora e meia de Montevidéu, e é considerada uma versão menor de Miami com prédios modernos, lanchas reluzentes e restaurantes renomados.

Punta é diferenciada, sofisticada e exclusiva, além de ser frequentada por artistas, milionários e membros da alta sociedade, o que faz dela um balneário de sucesso.

Tem praias para todos os estilos, além da ampla variedade de lojas de grifes e galerias para os turistas mais endinheirados. A infraestrutura é de primeira, com pousadas charmosas, hotéis impecáveis e restaurantes que, dos mais simples aos estrelados, agradam aos mais variados paladares.

No entanto, para quem quer badalação, a pegação pode acontecer na beira da praia, mas é em boates em La Barra e La Mansa que a festa realmente acontece.

Nós já estivemos nessa região por três vezes (2014, 2017 e 2020), e todas as vezes foram incríveis, então postaremos “tudo junto e misturado” dos três anos.

GASTRONOMIA

Se você gosta de carnes, aqui é o seu lugar! A comida é maravilhosa e os cortes das carnes são fenomenais e sempre acompanhados por um bom vinho. Aqui você encontrará também ótimas empanadas, frutos do mar e massas, além da sobremesa tradicional de doce de leite, como as panquecas doces. Elas são maravilhosas!

A gente já se deliciou tanto com os pratos do Uruguai que resolvemos colocar apenas duas fotos para você ficar com muita vontade rsrsr!


PORQUE PUNTA DEL ESTE?

Além da gastronomia ser maravilhosa, principalmente aos amantes de carne, Punta Del Este fica a menos de uma hora e meia de Montevideo.


QUANTOS DIAS FICAR

Um feriado prolongado de quatro dias é o ideal para você aproveitar bem Punta del Este. Mas lembre-se: Punta Del Este é gastronomia, vinho e gente bonita!


PRAIAS

As praias de lá nem se comparam com as nossas do Brasil, elas não são bonitas e são extremamente geladas, quase insuportável para entrar no mar. São praias para uma caminhada, para uma foto e para um sol quando resolve aparecer.

  • José Ignácio – Praias sossegadas, algumas quase desertas, no maior estilo hippie-chique. Situado a 45 quilômetros de Punta, tem hotéis exclusivos e gastronomia premiada que atrai turistas endinheirados.  
  • La Barra – Surfe, azaração e baladas sem fim é o que os visitantes encontrarão nas praias do balneário, como Bikini e Montoya.
  • La Brava – É aqui que estão os famosos dedos que brotam da areia. É muito bem estruturada e com serviços de praia. Como o próprio nome diz, as ondas batem forte por aqui.
  • La Mansa – Muita gente só aparece por aqui por conta das boates. De dia, a moçada dá lugar para as famílias em busca de águas calmas para as crianças. A praia plana é ótima para caminhadas.

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE e região

LOS DEDOS

O artista chileno Mario Irazzábal é o autor da obra “A mão” ou “Os dedos”, e ela foi inaugurada em 1982, logo se transformou em um dos cartões postais mais famosos de todo o país. A escultura foi feita em 6 dias durante um encontro internacional de arte moderna.

A escultura fica na parada 1 da Playa Brava e recebe turistas o ano inteiro. No verão, tirar uma foto sozinho junto à mão é tarefa difícil, mas, se você acordar cedo, é possível ter sucesso nessa empreitada. No inverno o turismo é muito menor; esse é o melhor momento para garantir fotografias exclusivas junto ao monumento.

Se você quer uma selfie dos cinco dedos, então não se preocupe com as pessoas no fundo da sua foto rsrsrrs.

FAROL ISLA DE LOBOS

O Farol da Ilha dos Lobos foi construído no ano 1858. É o terceiro mais alto do mundo e o primeiro de América do Sul. Tem uma excelente potência luminosa emitindo um lampejo a cada 5 segundos. Tem 59 m de altitude e possui uma poderosa sirene que funciona com ar comprimido.

A Isla de Lobos é uma reserva natural protegida onde vivem em média 15.000 leões marinhos e 250.000 lobos marinhos. Realmente é impressionante a quantidade de animais que vimos na ilha.

O passeio é através de um barco contratado no Puerto de Punta del Este, e não é permitido descer na ilha, apenas apreciar de dentro do barco os milhares de leões e lobos marinhos encontrados ali.

Para quem gosta de natureza e animais, é um passeio bem bacana e bem famoso em Punta del Este. Vale bem a pena!


CASA PUEBLO

Localizado em Punta Ballena, a 14 km de Punta del Este, a Casa Pueblo é a obra máxima do arquiteto Carlos Paéz Vilaró, que a modelou com as próprias mãos por mais de 40 anos, pintando-a de branco com a intensão de dar contraste com o céu e o mar.

Construído sob as falésias com um toque de arte moderna, a Casa Pueblo transformou-se em um ícone arquitetônico, turístico e cultural do Uruguai.

Um passeio imperdível é o fim da tarde na Casa Pueblo. O mais famoso pôr do sol do Uruguai tem ao fundo um som da gravação de um poema de Carlos Paez Vilaró, que é recitado em perfeita sincronia com a chegada da noite. Ele começa a ser declamado no início do pôr do sol e termina com os últimos raios no horizonte. Difícil segurar as lágrimas de tão emocionante.

Para quem não sabe, a Casa Pueblo é um museu, é uma galeria de arte, é um hotel. Tem um restaurante chiquetoso, um café gostoso e um pôr do sol magnífico.

Por ser um hotel, o passeio interno é limitado, e se você não é hospede, não tem como entrar nas dependências do hotel. O máximo que a gente consegue como visitante é entrar no museu, apreciar a galeria de artes, assistir um vídeo da história de Vilaró, comprar na loja da Casa Pueblo e tomar um cafézinho na varanda. Tudo isso ocorre na parte de cima da Casa Pueblo.

Já a parte debaixo parece muito bonita, mas infelizmente não tem acesso, a não ser que você consiga uma reserva no restaurante ou se hospede por lá. Mesmo com o espaço limitado, vale muito a pena conhecer a história desse lugar tão marcante do Uruguai. A gente gosta tanto, que já estivemos lá por duas vezes.


FAROL DE JOSÉ IGNÁCIO

José Ignácio é um balneário uruguaio localizado a 45 km de Punta del Este.

O Farol fica a 30 metros do nível do mar e foi construído para evitar naufrágios na região. Ele tem 110 degraus de escada e quando você chega no topo, o vento é muito forte. Do alto, a paisagem mostra as praias Mansa e Brava.

Já estivemos em José Ignácio por duas vezes e todas as vezes foram top!

No topo do Farol

PONDE ONDULADA

A ponte Leonel Viera, mais conhecida como ponte ondulada, não é apenas uma das obras de engenharia mais notáveis ​​do Uruguai, mas também é a mais divertida.

Passar por essas duas estruturas engenhosas de carro é legal e diferente, e como é um cartão postal da cidade, é claro que a gente foi conferir. Ela fica na divisa entre Punta e La Barra.


GASTRONOMIA

Para quem gosta de uma boa culinária, Punta del Este e região mostram seus melhores pratos, dentro e fora da península, onde há muitos restaurantes internacionais que oferecem ao visitante uma gama variada de opções.

Algumas das mesas mais disputadas estão em praias mais distantes, daí a necessidade de estar de carro. Nós do Viajar e Clicar não medimos esforços para percorrer quilômetros de distância quando o assunto é comida rsrsrs. Então, se você é um dos nossos, anote as dicas desses restaurantes fabulosos. Todos eles há a necessidade de reserva antecipada, então bora entrar no site de cada um e reservar suas experiências gastronômicas.

RESTAURANT MARISMO

Nas dunas de José Ignácio, num ambiente totalmente rústico, o lema do Restaurant Marismo é jantar literalmente com os pés na areia, sob o céu estrelado e no abrigo do forno a lenha.

O Marismo é diferente de tudo que já experimentamos, e se um dia você estiver na região, vale a visita, é sensacional!

O mais interessante é que o restaurante não fica em frente à praia, ele foi apenas projetado em um ambiente fabuloso parecido com um beira-mar.

Ele é bem escuro e com pouca iluminação, praticamente a luz de vela, fica ao ar livre e há várias tendas. Tem fogueiras e aquecedores espalhados pelo restaurante, além da areia ser bem fofa de afundar o pé mesmo.

Para a mulherada que adora um salto, pode esquecê-lo na mala, o ideal para jantar são chinelos ou botas de cano baixo e sem salto (a gente notou que a recepcionista e outras mulheres estavam de botinhas).


PARADOR LA HUELLA

O Parador La Huella é um restaurante que mistura sofisticação, qualidade, ambiente rústico e gente bonita. Ele é chique e o queridinho de José Ignácio. De uns anos para cá está na lista dos 25 melhores restaurantes da América Latina e vale a visita.

Já estivemos nele por duas vezes e amamos o ambiente, a gastronomia e o estilo hippie-chique que ele proporciona.

DICA: Tem que fazer reserva! Sem reserva você não consegue almoçar. Da última vez que estivemos no La Huella, era Carnaval e a nossa reserva estava para as 13:30, porém a nossa mesa ficou pronta as 15:00h. É um lugar demorado, então vá sem pressa, vá para curtir a vibe de lá.

Para as mulheres, sempre nos fins de semana e feriados, tem uma feirinha na praia, em frente ao restaurante, com vários modelitos incríveis de roupas.


BODEGA GARZON

Localizado entre Punta del Este e La Barra, a Bodega Garzon é a combinação perfeita entre história e futuro.

Os vinhos são elaborados sob a consultoria de Alberto Antonini, uma das maiores referências mundiais em produção de vinhos premium. Um projeto totalmente ousado, capaz de posicionar o Uruguay no mapa mundial do vinho, e no final de 2018, a Bodega Garzon foi eleita a melhor vinícola do “Novo Mundo” pela Wine Enthusiast.

As técnicas de fogos de Francis Mallmann encontram seu lugar na cozinha do restaurante e o cardápio conta com uma proposta de menu regional, incluindo diferentes pratos tradicionais que podem ser acompanhados com vinhos de Garzón e de outras adegas do resto do mundo de Alejandro Bulgheroni e família. As opções de menu são: “Garzón Estate” de 4 passos, “Garzón Reserva” de 5 passos e “Garzón Single Vineyard” – com os produtos mais premium disponíveis no Uruguai – de 6 passos.

Nosso grupo eram de oito pessoas, seis adultos e duas crianças, e então resolvemos dividir para experimentarmos de tudo um pouco. Dois de nós escolhemos o menu 4, outros dois o menu 5 e outros dois o menu 6. As duas crianças foram de a la carte. De todos os menus, achamos melhor o menu 5. O menu 6 é óbvio que é excelente, porém achamos o preço muito alto.

Resumindo: o lugar é lindo e a experiência dos menus são divinos. Faça sua reserva!

Sobre as fotos das comidas, esse foi um dos menus que nós escolhemos e estava simplesmente divino. É bastante comida sim, mas vale muito a pena!

A nossa reserva estava para as 13:00 horas e fomos atendidos exatamente no horário. Ficamos dentro do restaurante até umas 16:30 horas, e depois fomos conhecer o lado de fora da Bodega que é maravilhosa!

Tudo é muito tranquilo e sem pressa. É aquele momento perfeito de prazer: sentar, comer, degustar, beber, conversar, rir e curtir a família sem hora para ir embora! São momentos preciosos que vale cada centavo!


CONCLUSÃO

Juntar Montevideo + Punta Del Este é sensacional! É uma viagem curta, rápida, gostosa e tranquila. Esse roteiro já fizemos por três vezes e todas as vezes que pudermos, faremos de novo!

Espero que você tenha gostado do post e de todos os nossos passeios por PUNTA DEL ESTE. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos com muito prazer. Se você já foi para PUNTA DEL ESTE ou seguiu as nossas dicas, conta aqui para gente, vamos adorar saber da sua experiência, nessa cidade que ganhou os nossos corações!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *