RIO QUENTE

Com inúmeras atividades para todas as idades, Rio Quente é conhecida pelas belas piscinas de águas termais aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou pela ação de vulcões. As águas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.

Além das altas temperaturas, essas águas possuem grandes quantidades de minerais que fazem bem para a pele e para todo o organismo, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio.

Não existe lugar melhor para visitar as águas quentes de Goiás do que o complexo do Rio Quente. Além de oferecer seis hotéis confortáveis, o resort proporciona uma experiência única com as águas termais, tanto nas piscinas quanto no Parque das Fontes e no Hot Park.


NOSSO PACOTE

Antes de qualquer coisa vamos falar qual foi a nossa escolha e assim você entenderá melhor o que vamos escrever ao longo da matéria.  

  • Mês escolhido: janeiro
  • Hotel Turismo (dentro do complexo). Escolhemos o Hotel Turismo por causa da proximidade com o Hot Park (parque aquático) e como nossos filhos são adolescentes e pré-adolescentes, achamos por bem ficarmos perto do parque aquático.
  • Ingressos: Se você se hospedar em um dos hotéis do Rio Quente, o ingresso para o Hot Park já está incluso, porém, há atrações pagas à parte, como atrações de ecoturismo. Vamos falar dessas atrações mais abaixo.
  • Pacote: Compramos o pacote de 1 semana (de domingo a domingo) com meia pensão. Check-in às 12:00 do domingo com direito ao almoço e check-out às 10:00 do outro domingo com direito ao café da manhã.
  • Meia-pensão: estava incluso o café da manhã e o almoço, sem direito ao jantar. Nos almoços as bebidas estavam inclusas, porém, toda e qualquer bebida consumida fora do horário do almoço são cobradas a parte.  
  • No ato do check-in: eles dão uma pulseira para cada hóspede e você deve ficar com ela em toda a sua estadia. A pulseira é um facilitador para qualquer cobrança extra que você tenha, desde bebidas, comidas, restaurantes, atrações cobradas à parte e lojinhas. Com a pulseira você abre o quarto do hotel também.
  • Agência: fizemos a compra do pacote direto pela AVIVA (agência de viagens do Rio Quente), porém não incluímos o aéreo (falaremos disso no próximo tópico).

VALE A PENA FICAR 1 SEMANA?

Ficamos muito na dúvida e até tentamos fechar um pacote de menos dias, mas por ser janeiro e considerado alta temporada, o pacote é sempre de uma semana.  

Considerando as várias atrações que Rio Quente oferece, ficar uma semana por lá foi sensacional, divertido, produtivo e de muito descanso.

O complexo é bem grande, é bonito, tem muito verde, muitas atividades, muitas piscinas, toboáguas, espaços kids, praia artificial, academia, quadras, lanchonetes, restaurantes e algumas atrações noturnas.

É um lugar que vale a pena ir com amigos ou familiares. Nós fomos com um casal de amigos com filhos da idade dos nossos e foi tudo perfeito!


E O MÊS DE FÉRIAS É LOTADO?

Muitos amigos que já tinham ido para lá em épocas como Ano Novo ou bem início de janeiro disseram que o parque costuma ficar bem lotado, como nós não conseguimos viajar em outra época que não seja janeiro e julho por conta das férias escolares do Brasil, escolhemos viajar para Rio Quente do dia 12 de janeiro ao dia 19 de janeiro, e o parque estava bem tranquilo. As filas dos brinquedos demoravam no máximo 15 minutos, e não tinham filas nos restaurantes ou qualquer outro lugar de alimentação.

É claro que para evitarmos qualquer tipo de tumulto, fizemos também a nossa parte. Tomávamos o nosso café da manhã por volta das 08:30 e depois seguíamos para o parque que abria as 09:00hs, o que nos garantia uma escolha melhor do lugar. A gente ficava sempre em frente à Praia do Cerrado que pertence ao Hot Park e que para nós era o melhor lugar.

A Praia do Cerrado é um pouco distante da muvuca e dos toboáguas, é um lugar mais relaxante e gostoso. Percebíamos que as pessoas que chegavam depois das 10:30 não conseguiam cadeiras e nem guarda-sol por ali. Então, a dica é chegar cedo para conseguir aquela cadeira e aquele lugar bem gostoso. Ali colocávamos as coisas e depois ficávamos à vontade para fazer o que cada um queria, pois o acesso era fácil para tudo.

Praia do Cerrado – A praia artificial com ondas

Aproveitávamos para fazer todos os toboáguas antes das 11:00, quando também as filas eram menores e aproveitávamos o parque pela manhã.

Subíamos para almoçar perto das 13:30 e depois descansávamos até umas 15:30. Retornávamos para o parque as 16:00 e ficávamos ali até a hora do fechamento. Nesse período até às 18:00 (hora que o parque fechava) era bem tranquilo para brincar nos toboáguas e o parque ficava sempre vazio. 

Depois que o Hot Park fechava, as vezes íamos para o Parque das Fontes (o parque das piscinas naturais e que fica aberto 24 horas por dia). Ali percebíamos um movimento maior de pessoas e por isso nem sempre íamos para lá, pois não gostamos de lugares muito cheios. Fomos para lá umas três vezes, o suficiente para conhecer e aproveitar o famoso Parque das Fontes.  


COMO CHEGAR:

1 – Voando para Caldas Novas

Há voos direto para Caldas Novas saindo de Campinas ou Congonhas/SP. Ambos levam 1h30, e há também voos fretados pela operadora oficial do Rio Quente – Aviva.

2 – Voando para Goiânia

O aeroporto de Goiânia recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Palmas, Campinas e Ribeirão Preto. Fica a 170 km de Caldas Novas.

3 – Transfer

Você pode providenciar seu transfer junto ao seu hotel (trajeto aeroporto x hotel)

4 – Dirigindo até Rio Quente

Se você gosta de dirigir e quer algo mais econômico para você e sua família, a opção de carro é excelente. Saindo de São Paulo (Capital), a distância pelo Google Maps é de dez horas sem pausa. É puxado, mas dá para encarar! As estradas são ótimas e você pode parar em alguma outra cidade no percurso para pernoitar e descansar um pouco.


O QUE NÓS DO VIAJAR E CLICAR FIZEMOS?

Depois de várias pesquisas de passagens aéreas, decidimos voar até Goiânia. Compramos as passagens por um preço bem em conta e então resolvemos estender nossas férias. O que seria umas férias de apenas uma semana no Rio Quente, transformamos em onze dias, incluindo cidades como Goiânia e Pirenópolis.

Dica: Pesquise bem as passagens. A opção de voo fretado oferecido pela Aviva estava saindo bem caro, tanto que o valor que pagaríamos no fretado, conseguimos aumentar quatro dias das nossas férias. Alugamos um carro por onze dias no Aeroporto de Goiânia, reservamos hotéis em Pirenópolis e Goiânia, fizemos vários passeios e ainda comemos em restaurantes excelentes – tudo pelo mesmo preço de voo fretado pela Aviva. Vale cada pesquisa e cada programação de um roteiro melhor. Veja abaixo:  


RESUMO DO NOSSO ROTEIRO DE 11 DIAS

São Paulo para Goiânia (Avião)

Goiânia para Pirenópolis (Carro alugado) / 3 noites

Pirenópolis para Rio Quente (Carro alugado) / 7 noites

Rio Quente para Goiânia (Carro alugado) / 1 noite

Goiânia para São Paulo (Avião)

Rio Quente oferece uma rede de hotéis bastante diversificada e foi planejada para que você encontre o lugar perfeito de hospedagem para você e para a sua família.


VAMOS AOS HOTÉIS:  

1 – Hotel Rio Quente Cristal – piscina de borda infinita e um pôr do sol mais lindo da região. Os apartamentos são mais luxuosos e acomodam famílias ou grupos de amigos até dez pessoas. 

2 – Hotel Turismo – localizado no centro do resort e bem próximo ao Hot Park e ao Parque das Fontes, além do acesso fácil às melhores atrações do Rio Quente. As acomodações são bem confortáveis e ideal para famílias de até quatro pessoas.

Este foi o hotel em que ficamos e o nosso único problema foi com a acústica, que por sinal era péssima. Nós reclamos no segundo dia de hospedagem e eles providenciaram um outro quarto que foi melhor do que o anterior. A nossa dica: no ato da sua reserva solicite um apartamento no segundo andar (o Hotel Turismo tem apenas dois andares, então evite o primeiro andar) e peça por um apartamento no final do corredor, longe do elevador. O barulho é grande no primeiro andar e perto dos elevadores.

3 – Hotel Pousada – localizado muito perto do Parque das Fontes, é ideal para famílias de até quatro pessoas e com filhos pequenos. Com a estrutura semelhante à de uma tradicional pousada, o hotel abriga o restaurante Casa de Cora, a Pizzaria Oliva e o Marolo Café. Ou seja, não faltarão opções para você e sua família.

4 – Hotel Giardino – é a melhor opção custo-benefício e para famílias de até sete pessoas. Além disso, o hotel está localizado a apenas 800 metros da entrada do complexo e oferece serviço de transfer gratuito, para você ir a qualquer lugar do Rio Quente, 24 horas por dia.

5 – Rio Quente Suíte & Flat I – com serviço de transfer gratuito para o Parque das Fontes e para o Hot Park, você poderá aproveitar o que o resort tem de melhor para oferecer. Com dois ambientes, os apartamentos do hotel são confortáveis e perfeitos para famílias de até sete pessoas.

6 – Eco Chalés – se o seu plano é se divertir gastando pouco, o hotel Eco Chalés é a opção ideal e acomodam até quatro pessoas.


ATRAÇÕES

Seja para se divertir ou simplesmente relaxar, em Rio Quente você encontra um universo de possibilidades para ter a viagem perfeita.

As atrações do Rio Quente são diversificadas para todas as idades. Você pode relaxar nas muitas piscinas de águas naturalmente quentes, no Spa, se divertir no parque aquático, praticar esportes e ainda apreciar a belíssima academia. Tudo isso, claro, com uma paisagem de tirar o fôlego.


1 – Parque das Fontes

São oito piscinas de águas quentes e mornas, duchas termais, saunas e ofurôs cercados pelas belezas da Mata do Cerrado. As águas chegam à temperatura de 37,5°C e, além de relaxantes, são também terapêuticas. Além disso, a vazão faz com que toda a água do Rio Quente seja renovada a cada 20 minutos.

Obs.: O sistema de iluminação das piscinas foi planejado para permanecer aberto 24 horas por dia, ou seja, você pode aproveitar uma piscininha na alta madrugada.


2 – Hot Park

Colado com o Parque das Fontes, o Hot Park é o parque aquático do Rio Quente e ele oferece mais de 15 atrações de toboáguas, tanto adulto como infantil, além também da maravilhosa Praia do Cerrado, a praia de ondas e de areia artificial. Um deslumbre só!


3 – Lago das Águas Quentes

Localizado no Hot Park, o Lago das Águas Quentes é um belíssimo cartão postal do Rio Quente. As águas transparentes são repletas de peixes e flora aquática e você pode aproveitar a vista a bordo de um caiaque com fundo de acrílico ou todo de acrílico, e, até mesmo, mergulhar.


4 – Duchas de Águas Quentes

Receber uma massagem em todo o corpo em meio a paisagem linda do Parque das Fontes, é um dos melhores meios para relaxar de verdade. As Duchas de Águas Quentes são maravilhosas para toda a família.


5 – Academia

O Rio Quente preparou uma academia perfeita para que você não precise perder o ritmo dos seus exercícios diários e nem a oportunidade de apreciar a belíssima paisagem do resort.


6 – Quadras: Tennis e Beach Tennis

Em meio a belíssima paisagem do Rio Quente, o resort conta com seis quadras de tênis oficiais e que permanecem abertas 24h por dia.

Tem também as quadras de Beach Tennis ou Voley de Praia localizadas no Hot Park. Estas usamos todos os dias pela manhã e no fim da tarde.

Beach Tennis

ATRAÇÕES DO EKO AVENTURA PARK – as atrações pagas à parte

O Eko Park oferece no total sete atrações diferentes. Cada uma feita para proporcionar momentos emocionantes e inesquecíveis durante a sua viagem. Contudo, fique atento aos horários de funcionamento de cada uma das atrações. Afinal, para se aventurar Eko Park Aventura, é necessário agendamento prévio direto no quiosque dentro do Hot Park.

É claro que não é tão barato, pois paga-se por pessoa, e como somos em 4, ficou um pouco caro para a gente, mas achamos que super vale a pena.

Fizemos rafting, algo que nunca tínhamos feito, e as crianças amaram. Meu marido já tinha feito em Brotas – interior de SP – e ele disse que em Rio Quente é mais fraquinho, mas considerando que foi a nossa primeira vez em família, foi bem divertido!

Fizemos também as três tirolesas. Elas são altas e bem gostosas. Uma delas é feita na água, é bem legal! 

Outra coisa legal foi a “aerobike”, uma bicicleta flutuante no alto e com uma visão maravilhosa de todo o complexo. Vale bem a pena!

Tem também o caiaque que é realizado num rio maravilhoso!

Nossa dica: se puder, reserve os passeios extras, é pura diversão, além das fotos terem ficado perfeitas! A gente adorou e foi um momento muito prazeroso para todos nós!


RESTAURANTES

Desde comida típica brasileira, até culinária internacional, todos os restaurantes do Rio Quente foram projetados para satisfazer os mais diversos paladares. Tem desde pizzaria, lanchonete, restaurantes self-service, até restaurantes mais sofisticados.  

Para quem nos conhece, sabe que a gente ama comer bem e gosta muito de conhecer novos restaurantes, por isso resolvemos conhecer quatro lugares dentro do complexo.

Só para reforçar aqui, o nosso pacote foi meia-pensão, então não tínhamos o jantar incluso.

Jantamos no:

  1. Restaurante da Mata – foi necessário reservar, pois a cada dia era um jantar temático. Escolhemos o dia da comida japonesa. Estava muito boa a comida, porém o rodízio não foi barato, achamos bem caro.
  2. Restaurante Pequi – menu enxuto a la carte. Achamos as porções pequenas com preços nada justo. A única porção bem servida foi a salada.
  3. Pizzaria Oliva – pizza muito boa e preços compatíveis com uma pizzaria boa da capital paulista.
  4. Stella Artois Lounge – vários tipos de bebidas, drinques e lanches rápidos, porém extremamente demorado e preço um pouco mais razoável.   

Existe uma comodidade incrível para quem está dentro do complexo, pois voltávamos cansados dos parques e queríamos algo por ali mesmo, porém, os preços são relativamente altos.  

Depois de quatro dias seguidos jantando no complexo, resolvemos conhecer a “Vilinha” do Rio Quente.

A tal “Vilinha” é a cidade do Rio Quente que fica a menos de dez minutos a pé do Hotel Turismo, aonde estávamos. Não tem perigo algum! Tanto que fomos três dias seguidos na “Vilinha” e encontramos restaurantes simples e bons, comida boa e caseira, porções bem servidas e preços mais do que justo! Além de restaurantes, lanchonetes e pizzarias, tem também mercadinhos e lojinhas. Vale a pena sair pelo menos um dia para conhecer a “Vilinha”, de repente você gosta e acha mais interessante os preços, porém, lembre-se, é tudo muito simples. Se você não gosta muito dessa simplicidade, fique nos restaurantes do complexo.

Para ir na “Vilinha” você passa pela entrada/saída principal do Hot Park

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Rio Quente é um lugar muito conhecido no Brasil e adoramos conhecer. Quando decidimos ir para lá, nós precisávamos fazer uma viagem mais curta de dias e mais econômica do que o exterior, e acabou sendo perfeito para nós!

Quem nos acompanha, sabe que a gente viaja muito para o exterior e foi sensacional viajar pelo Brasil! Conciliamos no nosso roteiro outras cidades como Goiânia e Pirenópolis e amamos conhecer um pouco do Estado de Goiás. 

Vá para Rio Quente e você não irá se arrepender!


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *