SANTIAGO

Ao se aproximar de Santiago, ainda no avião, você vai grudar na janela e se apaixonar com a vista para a Cordilheira dos Andes, o cartão de visita de uma das mais belas cidades sul-americanas.

Santiago, capital do Chile, é uma metrópole moderna, com elevados padrões de segurança , excelente infra-estrutura hoteleira e cozinha variada, um interessante centro histórico, bairro boêmio, bairros residenciais tranquilos e um dos museus mais importantes da América Latina Pré – Arte colombiana. A partir daqui, você pode acessar as praias do litoral central e centros de esqui de nível internacional, em apenas uma hora de viagem.

Apesar do clima seco se fazer presente tanto no inverno quanto no verão, as quatro estações são bem definidas, o que a torna ainda mais especial quando se está próximo à neve e ao mar. Se Santiago está a duas horas de carro da cadeia andina de montanhas, também está próxima de Viña del Mar e Valparaíso, dois tradicionais destinos de verão.

Se você é um amante da neve, vá na temporada de inverno e aproveite as melhores pistas de esqui da América do Sul nas majestosas montanhas dos Andes, e claro, não perca a oportunidade de conhecer os vales que dão vida a alguns dos melhores vinhos tintos e brancos do mundo! Mas se você for no verão, Santiago tem mil e umas coisas para fazer também.

 

 

EXPLORE SANTIAGO a partir do centro da capital.

Ela pode ser explorada por 10 dias, uma semana, feriado ou um fim de semana, tudo depende do seu roteiro e de desejos de coisas que pretende fazer por lá. Nós já fomos para Santiago 4x e já fizemos de tudo nessa cidade que amamos de paixão!

Para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade, vá até o topo do Cerro San Cristóbal, o mais famoso cartão postal de Santiago. O teleférico voltou a funcionar depois de mais de 6 anos fechado (desde o terremoto de 2010). Todo reformulado, o novo projeto possui 46 cabines que percorrem um trajeto 4,8 quilômetros, entre as três estações:  a primeira que é Oasis (Pedro de Valdivia), a segunda é Tupahue e a terceira é Cumbre, que fica próxima à Virgem, no alto do Cerro.

 


 

VINÍCOLAS  

 

1 – CASAS DEL BOSQUE 

 

 

Localizada a 70 km de Santiago e a 30 km de Valparaiso, a Casas del Bosque é uma das mais prestigiadas vinhas do Vale de Casablanca. Em 2010, tornou-se “O melhor vinhedo para visitar no Chile” Le Winery Guide, Brasil, e seu restaurante Tanino foi escolhido como uma das melhores gastronomia pela revista canadense Wine Access. Mais tarde, em 2013 e 2014, no Reino Unido, a vinha foi reconhecida como “O Produtor de Vinho Chileno do Ano” no “International Wine & Spirits Competition”.

A Casas del Bosque é linda e muito acolhedora, principalmente com quem vai com crianças. A gente queria muito conhecer uma vinícola no Chile e depois de algumas pesquisas, vimos que na Casas Del Bosque haviam alguns brinquedos externos, poltronas e redes, o que nos ajudariam a entreter as crianças. Deu muito certo!

 

Na vinícola tem o restaurante Tanino que surpreende pela sua excelente cozinha e serviço, num ambiente acolhedor, rodeado por belos jardins e vinhas.

O Tanino foi reconhecido como um dos 20 melhores restaurantes de vinícolas do mundo pela revista canadense Wine Access. Uma dica: para quem vai aos fins de semana é indicado fazer a reserva com 48 horas de antecedência. Esse restaurante é top, sofisticado e excelente! Nós recomendamos!

 

2 – CONCHA Y TORO

 

 

Provavelmente uma das vinícolas mais conhecidas de Santiago, a Concha Y Toro tem em seu cartão postal o casarão amarelo, antiga residência da família Concha y Toro inspirada nos jardins de Luxemburgo.

 

 

Durante o tour é contada uma história pitoresca, e as crianças ficaram com aquela cara de assustados, sabe? rsrsrs. Foi divertido e prendeu a atenção de todo mundo! Valeu a pena!

A Concha Y Toro tem vinhos premiados mundialmente, o que faz dela um sucesso nas visitas, passeios, degustação e compras. Nós fizemos o tour mais simples, e foi bem legal! É uma programação imperdível para quem está em Santiago. Na saída, tem aquelas famosas lojinhas maravilhosas e vale deixar alguns $$$ ali.

 

 


EMBALSE EL YESO – CAJÓN DEL MAIPO

 

 

Você é amante da natureza? Curte um lugar menos urbano? Para nós, a natureza nos impressiona sempre!

Embalse El Yeso é um reservatório de água que se origina na Cordilheira dos Andes a aproximadamente 3.000 metros de altitude. Está localizado em Cajón del Maipo à 73 km de distância de Santiago. O reservatório de Embalse El Yeso é um pedaço do paraíso na terra e ele é absurdamente lindo! A água é azul turquesa cristalina e as montanhas tem em seus cumes o branco da neve.

 

 

O acesso ao parque de carro não é muito fácil, pois a estrada é totalmente estreita e não há sinalização adequada, mas mesmo assim, decidimos conhecê-lo de carro, e a aventura, o passeio e o lugar foram inesquecíveis.

 

 

Uma dica para conhecer o Parque é contratar as agências de turismo, e no centro de Santiago há sempre pessoas ofertando passeios para lá e para outros diversos lugares. Nós adoramos fazer tudo por conta própria, por isso a aventura foi grande.

Siga as placas ao pé da letra: siga a estrada El Volcán, passando pela cidade de San Gabriel, vire à esquerda e finalmente surpreenda-se com o espetacular reservatório. Você vai perder o fôlego! Aprecie o silêncio, a majestade do lugar e descanse respirando aquele ar requintado da montanha.

 

Relaxe seguindo a trilha El Volcán em Baños Morales e desfrute das águas quentes e termais. Quando chegamos neste ponto, já era mais de 4h da tarde e o frio já estava grande. Eu e as crianças não tivemos coragem de entrar nas piscinas naturais, mas o Fabio quis sentir a água até a canela rsrsrs. Realmente dentro da água é muito quente! Fora da água um frio lascado. É impressionantemente!

Ali haviam pouquíssimas pessoas e elas estavam dentro de outras piscinas, ou até mesmo fazendo churrasco rsrsrs. Nós não fizemos nada, pois não sabíamos como era. Dá para fazer um piquenique também. Fomos até este ponto para conhecer mesmo e sentir o clima dali, desta coisa do frio e do quente. Tanto que nas fotos abaixo, o Fabio está dentro de uma piscina natural de água quente e na outra foto, ele está em algumas placas de gelo.

 

Depois de um dia maravilhados de tanta beleza, de tantas coisas lindas, retornamos para Santiago e fomos mais surpreendidos por uma estrada lotada de coisas culinárias, como empanadas cozidas em forno de barro, pão amassado, frutas secas extraídas de hortas caseiras, chocolates artesanais e bolos mergulhados em delicadeza.

O bom de estarmos de carro é isso, a gente para aonde quer, e são muitas opções de restaurantes e casas servindo chás e cafés. Fizemos uma parada num lugar tão bom que valeu cada segundo, e tudo que comemos estava absurdamente bom!

DICA: Leve dinheiro, pois o lugar que paramos não aceitava nenhum cartão de crédito.

 

 


GASTRONOMIA

A gastronomia chilena é um reflexo da evolução ancestral e cultural, destacando-se por uma integração de ervas e especiarias, uma grande variedade de frutos do mar, carnes, frutas e legumes sempre frescos. A gastronomia chilena reflete a influência espanhola misturada com as raízes indígenas que dão identidade aos pratos regionais.

 

EL COLORADO

As belezas naturais do Chile atraem cada vez mais turistas brasileiros. A deslumbrante cadeia de montanhas nos Andes é um dos muitos atrativos que o país reserva aos visitantes. Encravada entre elas, está a simpática estação de esqui El Colorado.

Vizinha de Farellones, La Parva e Valle Nevado, El Colorado é uma opção econômica para quem quer esquiar com conforto e comodidade nas cercanias de Santiago, distante uma hora e meia de carro. O centro de esqui foi fundado em 1946 e desde então vem sendo administrado com paixão por três gerações de uma família. El Colorado é um destino perfeito para quem curte natureza e ama esquiar.

O vilarejo é formado por duas aldeias e oferece boa infraestrutura turística, com restaurantes, cafés e escola de esqui e snowboard. Em razão da proximidade com Santiago e da atmosfera pacata se comparada à vizinha Valle Nevado, El Colorado se tornou um dos destinos de lazer preferidos dos chilenos. Lá, as opções de hospedagem são econômicas, o snowpark é bem desenvolvido e o melhor: é perto de tudo! Partindo de El Colorado, você pode esquiar em La Parva e Valle Nevado. Ou seja, são três estações em uma só viagem.

As fotos acima são num dos restaurantes que tem lareira para esquentar aqueles que deram uma pausa no esporte ou aqueles que foram apenas passar o dia, conhecer a neve e que não tiveram interesse em esquiar.


A MONTANHA para esquiar

A 3.330 metros de altitude e próxima ao cume da montanha, El Colorado é considerada uma estação alta. Em razão disso, até mesmo as pistas de nível intermediário apresentam inclinação considerável. Os iniciantes, no entanto, não precisam se preocupar, pois o centro conta com cerca de 90 instrutores bilíngues e certificados internacionalmente. As aulas são particulares ou em grupo e ainda há o Raco, um programa de treinamento para jovens de 4 a 18 anos, onde todos aprendem se divertindo. A saber: El Colorado oferece pistas para todos os níveis de dificuldade.

Outro grande atrativo são os snowparks. O mais famoso é o Sunset Park que, como o nome sugere, é iluminado pela luz do sol. Não precisa nem falar que um fim de tarde lá é lindíssimo! O Monster Energy Urban Park é outra opção que agita a montanha. É uma área com escadas, túneis e rampas e que agrada em cheio os snowboarders mais radicais.


COMO CHEGAR

Na capital chilena, você segue a via Las Condes, que conduz à Farellones, estrada que dá acesso às estações. A estrada é bem íngreme. Caso não esteja acostumado a dirigir na neve, é recomendável ir de táxi ou van.


ESTAÇÕES VIZINHAS

Pratique seu esporte de neve predileto nas vizinhas La Parva e Valle Nevado. Embora cada estação tenha suas singularidades, todas oferecem excelente estrutura nas alturas. Afora isso, as montanhas contam com vilarejos bem desenvolvidos, com restaurantes e, no caso de Valle Nevado, loja.

Uma tarde em Farellones

Nesse bucólico vilarejo você encontra jogos aéreos, pontes de madeira, circuitos de tirolesa e tubing. É um destino com atrações lúdicas, ideal para quem viaja com crianças.

Vista da Silla Panorámica

Trata-se do teleférico mais famoso de El Colorado. É aberto, inclusive, àqueles que não estão com os esquis ou prancha. Reserve um momento da sua viagem para curtir a vista do alto da Silla Panorámica.


ESQUIANDO PELA PRIMEIRA VEZ

Esquiamos pela primeira vez em El Colorado e claro que nos apaixonamos! Tem um ditado que diz: “a primeira vez a gente nunca esquece”, e é verdade, nós amamos em todos os sentidos e nos marcou muito positivamente!

Temos amigos que foram e não gostaram de esquiar, reclamaram que só cansaram e passaram frio, porém, temos outros amigos que amaram esquiar. E agora, acreditar em quem?

Tivemos a nossa primeira experiência e, antes de esquiarmos, nos preparamos com tudo! Pesquisamos muito, fomos atrás de todas as roupas necessárias, fizemos o nosso melhor nessa viagem, e pode acreditar, esquiar é demais, é uma aventura impar, é uma emoção que não cabe no peito….. é tudo de bom!

Antes de você ir, você precisa entender que esquiar não é barato e não dá para você fazer de qualquer jeito. Não dá para economizar! Você tem que investir em duas coisas primordiais: roupas de neve e aulas na estação de esqui. Fazendo isso, você terá as suas melhores férias e vai querer esquiar todo ano, como aconteceu com a gente.


QUE ROUPA COMPRAR?

Essa foi uma dúvida cruel quando decidimos esquiar pela primeira vez e deu até uma insegurança na gente, pois as crianças eram pequenas (6 anos e 10 anos) e não queríamos errar com nada! Não queríamos que eles passassem frio ou reclamassem da neve, queríamos proporcionar a melhor experiência para eles!

Depois de tantas pesquisas, começamos a entender o que precisaríamos comprar, fizemos um check list e fomos atrás item por item. Visitamos todas as lojas da Decatlon em São Paulo, pois alguns  itens encontramos numa loja e outros itens em outras lojas, e assim foi a nossa saga com as roupas, mas podemos afirmar que valeu muito a pena! Valeu cada ida nossa na Decatlon.

Todas as estações de esqui oferecem locação de roupas e locação de equipamentos específicos para a prática do esporte. Já que a nossa ideia era esquiar outras vezes, preferimos comprar todas as roupas e acessórios, alugamos apenas os equipamentos.

1 – Comprando as roupas necessárias para esquiar.

  1. Roupas Impermeáveis – calça + jaqueta. Você estará exposto a temperaturas muito abaixo de 0ºC durante muitas horas seguidas, por isso o ideal é investir numa roupa de qualidade. Não precisa ter varias trocas desse conjunto, afinal as jaquetas e calças impermeáveis são bem caras. Nós quatro temos apenas um conjunto para cada um e sempre demos conta, nunca tivemos problema. Por ser neve, a roupa não suja, no máximo vai sujar um pouco o punho da jaqueta, e olha que eu fui bem corajosa, comprei a jaqueta e as luvas brancas rsrsr;
  2. Roupas Segunda Pele – calça + blusa. Elas são justas ao corpo e servem para colocar debaixo das roupas impermeáveis. A dica é comprar várias, se possível, um conjunto de segunda pele por dia de ski, pois é comum você soar enquanto estiver esquiando. Nós compramos uma blusa por dia para cada um, e uma calça para cada dois dias. Foi o suficiente e dá sempre certo!
  3. Blusa Polar – essa blusa é colocada por cima da segunda pele e embaixo da jaqueta impermeável, ou seja, são 3 blusas. Ela é extremamente necessária para os dias de geada. Nós pegamos uma temperatura de -15 a -21, e essa blusa nos salvou do frio intenso.
  4. Meias – indispensável comprar as especificas de sky. Os pés estarão durante horas dentro das botas de ski e numa temperaturas bem abaixo de zero. Nós compramos um par de meia por dia para cada um;
  5. Gorro – apesar de você esquiar de capacete, você não vai andar de capacete o tempo todo, por isso a importância de um gorro.

2 – Comprando os acessórios indispensáveis para esquiar.

  1. Luvas – devem ser impermeáveis e elas servem para proteger as mãos do frio intenso na hora de esquiar;
  2. Óculos de neve – o ideal é comprar os óculos específicos de ski, porém, caso não possa comprá-los, pode ser óculos de sol comum, desde que sejam aqueles que seguram bem no rosto, tipo máscara.

3 – Locando equipamentos nas estações de ski.

Fizemos um pacote de 7 dias nas estações de ski e alugamos os seguintes esquipamentos:

  1. Equipamento de ski – são duas tábuas de ski que contém fixações que irão prender nas botas;
  2. Botas – precisa ser confortáveis, serve para proteção e facilita as manobras;
  3. Bastões – devem ser leves e resistentes. Eles são muito útil para pegar velocidade na pista de ski;
  4. Capacete – item de segurança que serve para proteger a cabeça do frio e de possíveis pancadas.

4 – Cuidando do rosto quando for para a neve.

Na neve, é uma mistura de frio intenso e do sol forte que queima, por isso existem alguns cuidados básicos para você não sofrer. Carregue na sua mala de viagem:

  1. Água Thermal – hidrata bem a pele e deve ser passada todos os dias antes de esquiar;
  2. Protetor solar – protege a pele do rosto e deve ser passado também todos os dias;
  3. Protetor labial – compre um excelente, pois o frio é intenso e racha muito a boca;
  4. Lubrificantes para os olhos e nariz – devido ao clima frio e seco, o nariz e os olhos ressecam demais.

5) Comprando outros itens para suportar o frio das estações de esqui.

Além de todos os itens citados acima, é necessário comprar outros itens bem importantes e que você usará em momentos que não estiver esquiando, mas devido ao frio e a neve intensa, é necessário comprar.

Por exemplo, as botas para caminhar na neve. Você só usará as botas de esqui quando estiver esquiando, mas depois que você tirá-las, qual sapato colocar? Você precisa levar uma bota impermeável e compramos também na Decatlon. Elas não são tão caras e foi excelente para os momentos em que não estávamos esquiando e que fomos apenas brincar e caminhar na neve, ou fazer bonecos de neve.

Outra item importante são as luvas normais sem ser impermeáveis. Você precisará delas quando sair para jantar ou almoçar. As luvas impermeáveis servem apenas para a neve e é necessário uma luva comum para aquecer as mãos.

E por fim, o nosso queridinho item básico, o cachecol.


AULAS NA ESTAÇÃO DE ESQUI

A nossa dica é: faça aulas todos os dias que estiver na estação de esqui. Não economize com as aulas! Aprenda o esporte! É chato ficar caindo toda hora e não sair do lugar! É claro, que nas primeiras aulas o tombo será inevitável, mas com o tempo você consegue pegar o jeito e será muito prazeroso. 

Os instrutores são ótimos e ensinam tudo, desde o básico em colocar as botas no equipamento até técnicas fantásticas que você usará sempre que precisar.

As pistas são usadas de acordo com o seu nível de dificuldade. Com o tempo, com o esforço, com algumas aulas e treino, o progresso vem naturalmente! Se esforce, façam as aulas, não economize e elas serão primordiais para você ter as melhores férias na neve, ou as melhores férias da sua vida!

A foto acima está eu e a minha filha de 6 anos esquiando sozinhas, sem o instrutor. Para quem esquia bem, vai perceber que essa foto tiramos praticamente no nosso primeiro ou segundo dia de aula, pois conforme a gente vai aprendendo nas aulas, a gente vai usando outra técnica melhor para diminuir a velocidade na neve. Na foto, estamos com os pés inclinados para dentro, formando um x, o que não é tão correto, mas com o tempo você aprende e consegue brecar sem a necessidade de fazer isso. É muito legal!


MELHOR HORA PARA MARCAR SUAS AULAS NA ESTAÇÃO

A melhor hora é pela manhã, das 10:00 as 12:00hs. Dá tempo suficiente de acordar, tomar um café da manhã reforçado e se preparar para a neve. É se preparar mesmo! Não deixava ninguém sair do apartamento sem estar devidamente com todas as roupas e protetores de rosto e lábios.

O legal de fazer aula nesse horário é que depois das 12:00 você almoça e dá tempo suficiente de descansar no apartamento ou no hotel.

As 15:00 a gente se programava para retornar para a estação de esqui para praticar tudo aquilo que havíamos aprendido. Todas as vezes fizemos desta forma e deu muito certo! Geralmente as estações funcionam até as 17:00hs, então a gente praticava mais duas horas de esqui à tarde.

Se você conseguir pagar para fazer as aulas 2h de manhã e 2h de tarde, será excelente. No nosso caso, não quisemos fazer isso, pagamos apenas pela manhã, pois quem tem filhos talvez nos entenda melhor: crianças são uma caixinha de surpresa, as vezes está tudo bem, mas as vezes bate um cansaço neles, e por isso não quisemos arriscar, preferimos nos virar de tarde sem os instrutores. Podemos afirmar que com os nossos filhos deu certo e até hoje fazemos neste modelo de horário.

A foto acima foi no teleférico. Já na segunda aula de esqui eles nos ensinaram a pegar o teleférico e esquiar uma montanha um pouco mais alta do que inciamos. É uma delícia! É apaixonante demais!


NOSSO PRIMEIRO BONECO DE NEVE

É claro que para nós que nunca tínhamos esquiado, o boneco de neve estava na nossa lista. Pesquisamos na internet e olhamos algumas fotos para tentar copiar rsrsrs. Copiamos e deu certo! Não vai achar que é fácil fazer, muito pelo contrário, é difícil, depende muito da “consistência” da neve.

Como alugamos um apartamento e fizemos compras de supermercado em Santiago, compramos uma cenoura específica para fazer o nariz do nosso boneco. Ele ficou lindo rsrsrs.

O fim de tarde em El colorado é lindo, o sol de põe e o céu fica com um colorido magnífico de amarelo, vermelho e azul. Nesse horário a temperatura cai mais; é o frio batendo com força total!


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *