LIMA

Ah, Lima! Ela pode não agradar a todos, mas existem vários motivos para você conhecê-la em poucos dias ou em poucas horas, e assim explorar a capital peruana.

As primeiras impressões positivas são difíceis de obter quando você sai do aeroporto: o trânsito é caótico e a neblina toma conta de Lima. Mas uma coisa é certa: Lima tem sua própria identidade e charme como as suas enormes falésias com vista para o oceano Pacífico. É de arrepiar!

QUANTOS DIAS FICAR?

Nós ficamos apenas 24 horas de uma escala para Cancun, e na época, fizemos questão da escala só pela oportunidade de conhecer mais uma capital, mais um país.

Se você não for por escala como a gente, separe apenas dois a três dias para conhecer a capital do Peru.

VALE A PENA VISITAR LIMA?

Muita gente pergunta se realmente vale a pena visitar a capital peruana e, podemos afirmar que vale muito!

A gastronomia é excelente e o distrito de Miraflores é lindo! Só por estas duas coisas, o passeio já se torna interessante, atrativo e muito agradável.  

ONDE FICAR?

Busque ficar no distrito de Miraflores, um dos bairros mais sofisticados de Lima, repleto de bares elegantes, restaurantes e discotecas da moda. Miraflores é onde tudo acontece, onde turistas do mundo inteiro se encontram ali e terminam num shopping todo estiloso que se debruça sobre um barranco à beira-mar.

Miraflores tem 8 km ao longo da costa e é uma área preferida tanto por turistas como por locais, uma vez que oferece excelentes vistas para a costa, ruas muito limpas, lojas prá lá de legais, comidas de todos os tipos, comércio aberto até tarde, tranquilidade de poder andar na rua até altas horas da madrugada e sem perigo algum de ser assaltado.

O TRÂNSITO

O trânsito de Lima é tão caótico, mas tão caótico, que quase todos os carros têm um amassado! Pequenos acidentes acontecem por causa das manobras mirabolantes que eles fazem, e eles seguem como se nada tivesse acontecido, como se fosse tudo muito normal.

Ninguém respeita nenhuma regra, cruzam onde é proibido, retornam no meio de avenidas, convergem para a direita estando na 3a pista da esquerda e atravessa na frente de todo mundo! Com certeza, depois dessa experiência, negociar com taxistas parece uma boa ideia…

A GASTRONOMIA

Não tem como falar da gastronomia de Lima sem citar o famoso prato de ceviche, um dos pratos mais pedidos em qualquer restaurante.

O ceviche é feito de peixe cru cozido com suco de limão e servido com milho e batata doce. Com um cardápio variado de sabores, produtos e costumes, Lima é um país com destino gastronômico extraordinário.

Mas como você estará em Lima, busque um restaurante de qualidade pelo site do Trip Advisor, assim você terá menos chances de errar na comida.

BEBA PISCO SOUR

Você provavelmente já ouviu falar que o Pisco é uma das iguarias alcoólicas peruanas, a partir da qual foi criado o excelente aperitivo Pisco Sour.

O Pisco é uma espécie de licor combinado com suco de limão fresco, xarope de cana e claras de ovo que formam a parte espumosa da bebida. Mas acredite: é muito boa!

NOSSO ROTEIRO DE 24 HORAS

Para muitas pessoas soa estranho fazer escala de um dia numa cidade, e acredite, já pensamos assim também, ainda mais quando as crianças eram bem pequenas.

Com os anos de viagem e algumas boas experiências, percebemos o quanto é legal fazer essas escalas, aproveitamos para conhecer lugares que jamais pensaríamos em conhecer.

Lima, por exemplo, nunca esteve nos nossos planos, mas foi sensacional passar um dia inteirinho por lá.

Chegamos no aeroporto de Lima bem cedo e fomos direto alugar um carro. Não tivemos nenhuma dificuldade no aluguel do carro e logo estávamos, nós, saindo do aeroporto em busca de apreciar e conhecer a capital do Peru.

Saindo do aeroporto levamos um susto de tão feio que é a região, aliás, já é bem feio a cidade quando o avião está sobrevoando em cima dela. É muito estranho olhar lá de cima, ela tem um aspecto marrom e cinza, e parece que falta cor. De verdade, a primeira impressão á péssima.

Mas como somos bem animados nas nossas viagens e sabemos aproveitar o que há de melhor no lugar, sabíamos que Lima nos surpreenderia.

Saindo do aeroporto, outra impressão péssima. Aquela região é muito bagunçada, sem estrutura e com o pior trânsito que já enfrentamos em todas as nossas viagens.

Do aeroporto até o distrito de Miraflores, onde foi o local que escolhemos para passar a noite, levamos mais ou menos uns 45 minutos.

Ai vem a parte boa: Miraflores é demais de encantador, é um local que, com certeza retornaríamos com frequência, ainda mais por escala.

Vamos ao nosso roteiro de 24 horas.

1 – COMECE VISTANDO O COMPLEXO ARQUEOLÓGICO MATEO SALADO

Localizado no centro da cidade e de bem fácil acesso, o Mateo Salado tem 5 pirâmides escalonadas e que fazem dela um dos mais importantes complexos arqueológicos da costa central do Peru. É também uma das expressões mais representativas da arquitetura pré-hispânica da capital peruana.

Desde julho de 2007, o Ministério da Cultura iniciou um projeto de longo prazo para a recuperação do complexo arqueológico. Foi assim que os trabalhos de pesquisa arqueológica, conservação e habilitação turística foram aplicados a três das cinco pirâmides do complexo: Pirâmide A ou Templo Mayor (intervindo de 2007 a 2008), B ou Pirâmide das Aves (de 2008 a 2010) e a Pirâmide Funeral E ou Menor (final de 2012 e todo o ano de 2013). Os excelentes resultados desta recuperação, juntamente com o programa de gestão comunitária, fizeram de Mateo Salado um modelo para a recuperação do patrimônio arqueológico do Peru.

2 – EM SEGUIDA VÁ PARA O MUSEU LARCO E ALMOCE POR LÁ

O Museu Larco está localizado em uma casa do vice-reinado do século 18 DC. Cercado por belos jardins, a exposição permanente do Museu Larco convida seus visitantes a descobrirem os mais de 5.000 anos de história do antigo Peru, através de uma fascinante coleção de arte pré-colombiana.

O Café-Restaurante Museo Larco oferece aos visitantes uma amostra do melhor da culinária peruana e internacional, em um ambiente romântico e aconchegante.

Programa-se para almoçar no museu e você terá uma experiência gastronômica de primeira,  vai por nós!

3 – CAMINHE AO LONGO DO MALECÓN DE MIRAFLORES

Malecón é um calçadão no distrito de Miraflores, que oferece vistas espetaculares do oceano e das praias. A vista é incrível e a caminhada é fácil, um dos melhores lugares para se visitar em Lima, Peru!

Assista te camarote o melhor pôr do sol, ou se preferir, vá para o Shopping Larcomar conferir a vista incrível de lá e ver parapentes voando por toda a área. Tem também a opção de alugar uma bicicleta ou simplesmente caminhar pelas quadras de futebol e lindos jardins cheios de flores!

Você pode encontrar muitas bicicletarias em Miraflores, mas recomendamos a “Lima Bike”, onde você pode alugar bicicletas por 3 horas (o que custa US $ 9) ou por um dia inteiro (US $ 15). Dessa forma, você pode desfrutar da liberdade de descobrir a cidade no seu próprio ritmo e com o conteúdo que desejar.

Outras atrações aqui são o Parque do Amor, dedicado a todos os casais e conhecido por sua estátua “El Beso” (localizada bem no meio do parque) e os belos mosaicos encontrados nos bancos ao seu redor.

A última recomendação na área é Huaca Pucllana, uma pirâmide de adobe e argila construída com plataformas escalonadas. Foi usado como parte das tarefas cerimoniais e administrativas da sociedade de Lima, nos anos entre 200 DC e 700 DC. De um lado, é possível ver evidências das fossas profundas onde as oferendas de vida marinha eram feitas para favorecer os Deuses, enquanto do outro lado da Huaca é mais uma área administrativa onde os achados mostram cabanas feitas de adobe.

4 – À NOITE, DIVIRTA-SE NO CIRCUITO MÁGICO DE ÁGUAS

Localizado no Parque da Reserva, o Circuito das Águas apresenta uma performance que mostra a cultura local de forma lúdica com vídeos e músicas!

São mais de quinze fontes e chafarizes, cada um diferente do outro, que podem ser apreciados durante o dia ou à noite. Alguns são apenas para passar e admirar, enquanto outros são perfeitos para correr e tentar vencer os tiros de água antes que eles te molhem!

Frequentemente eles mudam o show usando imagens diferentes ou dando às fontes menores uma nova decoração.

DICA: vá no final da tarde, após as 18h, para que você possa acompanhar as várias fontes iluminadas e coordenadas com música, e um espetáculo de laser que cria um incrível show de luzes!


Espero que você tenha gostado do post e dos passeios que fizemos por Lima. Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos com muito prazer. Se você já foi para Lima ou seguiu as nossas dicas, conta aqui para gente, vamos adorar saber da sua experiência nessa cidade adorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *