CHILLÁN

A cidade de Chillán fica a 450 km ao sul de Santiago e abriga um dos mais tradicionais centros de esqui do Chile: Nevados de Chillán. A estação, no entanto, está distante 80 km da comunidade de Chillán. O clima bucólico da região e a proximidade dos hotéis em relação às pistas tornam o destino uma verdadeira imersão na neve.

Chillán foi fundada no ano de 1580, mas sofreu com a incidência de terremotos e com a fúria dos vulcões, o que fez a cidade ser realocada duas vezes. Hoje, a capital da província de Nuble se modernizou, está em crescimento constante e suas construções são resistentes e atendem plenamente a necessidade antissísmica que o local demanda.

Em Chillán, você irá esquiar em uma região vulcânica, o que explica a existência das águas termais e a rara combinação com a neve das Cordilheiras dos Andes. Ao mesmo tempo em que a temperatura média é negativa, as águas das termas são tão quentes que você esquecerá que está a 1.530 metros acima do nível do mar. A experiência em Chillán é marcada pelo conforto da rede hoteleira, que oferece piscinas termais com diferentes tamanhos e temperaturas.

 


 

MONTANHAS para esquiar

O carro-chefe de Chillán é o centro de esqui com suas 35 pistas que atendem todos os níveis de dificuldade. As superiores são mais largas, enquanto as de baixo são mais estreitas. Ambas contornam lindos bosques. A paisagem das pistas superiores é de tirar o fôlego!

A mais longa pista de todo o continente sul-americano fica em Chillán. A famosa Três Marias é considerada de dificuldade média e dá praticamente meia volta na estação. Esquiadores de primeira viagem ou os interessados em aprimorar técnicas têm à disposição uma escola de esqui e snowboard com 45 instrutores, entre chilenos e estrangeiros. As aulas para todos os níveis são ministradas em mais de oito idiomas e as modalidades são freeride, freestyle, randonee, telemark e esqui adaptado para pessoas com necessidades especiais. Para os que desejam uma experiência mais radical, há os percursos fora de pista, que em Chillán são famosos.

 


 

 SE PREPARANDO PARA ESQUIAR.

Falando das estações de ski que nós conhecemos – Chillán e El Colorado – ambas oferecem locação de roupas + locação de equipamentos específicos para a prática do esporte.

Já que a nossa ideia era esquiar muitas outras vezes, preferimos comprar todas as roupas e acessórios nas lojas Decatlon, e os equipamentos alugamos.

Anote: Não compensa comprar roupas de ski fora do Brasil, já pesquisamos preços nos Estados Unidos, Canadá e Chile, e elas são bem mais caras.

1 – Comprando as roupas necessárias 

  1. Roupas Impermeáveis – calça + jaqueta. Você estará exposto a temperaturas muito abaixo de 0ºC durante muitas horas seguidas, por isso o ideal é investir numa roupa de qualidade. Não precisa ter varias trocas desse conjunto, afinal as jaquetas e calças impermeáveis são bem caras. Nós quatro temos apenas um conjunto para cada um e sempre demos conta, nunca tivemos problema. Por ser neve, a roupa não suja, no máximo vai sujar um pouco o punho da jaqueta, e olha que eu fui bem corajosa, comprei a jaqueta e as luvas brancas rsrsr;
  2. Roupas Segunda Pele – calça + blusa. Elas são justas ao corpo e servem para colocar debaixo das roupas impermeáveis. A dica é comprar várias, se possível, um conjunto de segunda pele por dia de ski, pois é comum você soar enquanto estiver praticando o esporte. Nós compramos uma blusa por dia para cada um, e uma calça para cada dois dias. Foi o suficiente e dá certo!
  3. Blusa Polar – essa blusa é colocada por cima da segunda pele e embaixo da jaqueta impermeável, ou seja, são 3 blusas. Ela é extremamente necessária para os dias de geada. Nós pegamos uma temperatura de -15 a -21, e essa blusa nos salvou do frio intenso.
  4. Meias – indispensável comprar as especificas de sky. Os pés estarão durante horas dentro das botas de ski e numa temperaturas bem abaixo de zero. Nós compramos um par de meia por dia para cada um;
  5. Gorro – apesar de você esquiar de capacete, você não vai andar de capacete o tempo todo, por isso a importância.

2 – Comprando os acessórios indispensáveis

  1. Luvas – devem ser impermeáveis e elas servem para proteger as mãos do frio intenso na hora de esquiar;
  2. Óculos de neve – o ideal é comprar os óculos específicos de ski, porém, caso não possa comprá-los, pode ser óculos de sol comum, desde que sejam aqueles que seguram bem no rosto, tipo máscara.

3 – Locando equipamentos nas estações de ski.

Fizemos um pacote de 7 dias em ambas as estações de ski e alugamos os seguintes esquipamentos:

  1. Equipamento de ski – são duas tábuas de ski que contém fixações que irão prender nas botas;
  2. Botas – precisa ser confortáveis, serve para proteção e facilita as manobras;
  3. Bastões – devem ser leves e resistentes. Eles são muito útil para pegar velocidade na pista de ski;
  4. Capacete – item de segurança que serve para proteger a cabeça do frio e de possíveis pancadas.

4 – Cuidando do rosto

Na neve, é uma mistura de frio intenso e do sol forte que queima, por isso existem alguns cuidados básicos para você não sofrer. Carregue na sua mala de viagem:

  1. Água Thermal – hidrata bem a pele e deve ser passada todos os dias antes de esquiar;
  2. Protetor solar – protege a pele do rosto e deve ser passado também todos os dias;
  3. Protetor labial – compre um excelente, pois o frio é intenso e racha muito a boca;
  4. Lubrificantes para os olhos e nariz – devido ao clima frio e seco, o nariz e os olhos ressecam demais.

5) Comprando outros itens para suportar o frio nas estações de esqui.

Além de todos os itens que já citamos aqui, é necessário comprar outros itens importantes e que você usará em momentos que não estiver esquiando, mas devido ao frio e a neve intensa, é necessário comprar!

Por exemplo, as botas para caminhar na neve. Você só usará as botas de esqui quando estiver esquiando, mas depois que você tirá-las, qual sapato colocar? Você precisa levar uma bota impermeável e nós compramos também na Decatlon. Elas não são tão caras e foi excelente para os momentos em que não estávamos esquiando e que fomos apenas brincar na neve e fazer bonecos de neve.

Outro item são as luvas normais sem ser impermeáveis. Você precisará delas quando sair para jantar ou almoçar. As luvas impermeáveis servem apenas para a neve e é necessário uma luva comum para aquecer as mãos do frio.

E por fim, o nosso queridinho item básico, o cachecol.

 

 


 

QUANDO IR

Se você quer ter a certeza da neve suficiente para esquiar no Chile, vá sempre depois do dia 20 de julho. O ideal mesmo é a partir de agosto, mas devido as férias escolares, as famílias acabam escolhendo o mês de julho, então escolha sempre o final do mês. Vou relatar uma experiência nossa:

Em 2015 fomos para Califórnia passar 15 dias de férias. De lá, tínhamos um voo de Los Angeles para Santiago onde iriamos esquiar no Valle Nevado por uma semana. Estava tudo pago!

Uma semana antes de irmos para Santiago, recebemos um email do hotel do Valle Nevado sugerindo o cancelamento da nossa estadia ou a troca dos dias para setembro daquele mesmo ano, isso devido a insuficiência de neve para esquiar.

São coisas que acontecem, é a natureza, e infelizmente não tínhamos mais férias em setembro, então cancelamos e fomos reembolsados. Ficamos bem chateados na época, pois estava tudo pronto, inclusive as malas prontas, mas entendemos, e o hotel devolveu todo o nosso dinheiro em dólar na cotação do dia. Ah, o período que tínhamos fechado no Chile foi do dia 07 ao dia 12 de julho, por isso vá sempre no final do mês de julho em diante.

 


 

ORGANIZE-SE

Falar de organização para quem já está acostumado a viajar, parece loucura ou bobeira, mas para quem nunca esquiou, é necessário ter uma organização extra. Organize-se antes e durante o passeio, e tudo será mais confortável.

Além da organização básica de documentos que qualquer viagem internacional requer, organize a sua mala de viagem. Leve alguns remédios de praxe, principalmente para dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta. É legal também comprar essas faixas de contenção, caso você caia de mal jeito do ski, elas ajudam bastante.

Use equipamentos e roupas adequadas e de ótima qualidade. Nunca poupe nisso – afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento e das roupas faz muita diferença.

Faça aulas! Aprenda o esporte! É chato ficar caindo na montanha, nas pistas! Os instrutores são excelentes e eles ensinam desde o básico até manobras que você utilizará todas as vezes que for esquiar. Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar, e com o tempo, o esforço, as aulas e o treino, o progresso virá naturalmente.

Respeite as regras das estações de ski. Respeite a montanha, seus códigos e sinais.

Vá esquiar nem que seja uma vez na sua vida! Se você seguir essas dicas, com certeza você vai amar e não vai querer parar mais de esquiar, acredite!

 


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *