WELLINGTON

Wellington não é só famosa por ser a capital da Nova Zelândia, mas é famosa por ter uma cultura criativa, comida boa, vinho, cerveja artesanal, café e eventos. 

É lotada de atrações culturais como museus, teatros e restaurantes, e ainda é cercada pelas águas azuis do Estreito de Cook e pela topografia ondulante da Cordilheira Rimutaka.

Não é à toa que filmes de fantasia como “As Aventuras de Tintim“, “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” foram filmados em Wellington, onde cenários maravilhosos podem ser encontrados a cada momento.

Conhecida como a “capital mais legal do mundo” Wellington é uma cidade excêntrica, original e nada convencional. Único detalhe: venta demais, tanto que ela é conhecida pelos neozelandeses como Windy Wellington.


WELLINGTON CABLE CAR

Por mais de cem anos, passageiros, turistas e moradores desfrutam das vistas urbanas e das colinas do porto de Wellington com o famoso Cable Car, um passeio encantador saindo das ruas movimentadas da cidade para as passarelas arborizadas do Jardim Botânico.

Simplesmente não há nada melhor do que experimentar o Cable Car, um teleférico que passa por túneis coloridos e que te leva ao mirante da cidade. O percurso é rápido menos de 10 minutos do centro de Wellington, e lá você terá acesso ao Jardim Botânico, ao Museu do Teleférico e ao Observatório. 

A vista é panorâmica da cidade e do porto, e é uma das atrações turísticas mais populares de Wellington. A dica é ir cedo nas bilheterias do Cable Car, pois as filas são quilométricas. Nós fomos para a bilheteria minutos antes da abertura e entramos no Cable Car sem nenhuma dificuldade e nada de fila.

O Cable Car passa por esse trilho e esta é a vista de cima.

WELLINGTON BOTANIC GARDEN

O Jardim Botânico de Wellington está localizado a menos de 10 minutos do centro da cidade e o acesso mais bonito, rápido e fácil é pelo Wellington Cable Car.

O jardim possui 25 hectares de floresta nativa protegida, plantas e exposições sazonais. Também possui uma variedade de espécies não nativas, incluindo um extenso Jardim de Rosas. É classificado como um Jardim de Importância Nacional pelo Instituto Real de Horticultura da Nova Zelândia.

Os caminhos pelas colinas do Garden são um local popular para os moradores de Wellington. É usado para caminhar, correr e levar as crianças ao parque infantil, e os turistas gostam de passear pelas muitas coleções do Garden através do caminho de declive para a cidade.

Dentro do Jardim Botânico tem um café delicioso, e claro, nós aproveitamos para tomar um bom café da manhã, já que fomos bem cedo para o Cable Car. Vale a pena provar as coisas gostosas dali e aproveitar o ambiente gostoso do lugar.

Para os fãs de tulipas, o ideal é visitar o Jardim Botânico a partir de setembro com a chegada da primavera. Nós não vimos tulipas, mas recomendamos esse Jardim Botânico, um dos mais belos que já vimos.


MUSEUM OF NEW ZEALAND – TE PAPA TONGAREWA

O Museu da Nova Zelândia – que também tem o nome Maori: Te Papa Tongarewa, é um belo edifício moderno cheio de artefatos e arte de artistas predominantemente neozelandeses que reúnem os elementos naturais e história antropológica do país. Destacam-se as coleções de pinturas da Nova Zelândia do século XX e suas primeiras fotografias.

O Museu da Nova Zelândia está aberto das 10 às 18 horas diariamente (exceto no dia de Natal) e é gratuito para visitação. As taxas aplicam-se a exposições especiais, visitas guiadas e eventos.

A visita é obrigatória! Ele é bem bonito e bem diferente de outros museus espalhados pelo mundo.

Parecem de verdade, mas não são. Os Kiwis são aves exclusivas da NZ.

MOUNT VICTORIA LOOKOUT

Toda grande cidade precisa de uma ótima vista – e o Monte Victoria, que se eleva a mais de 200 metros acima do nível do mar, é o lugar para encontrar aquela vista panorâmica e inspiradora de Wellington e seus arredores. Ao chegar ao cume, você desfrutará de uma vista incrível da cidade, do porto, das colinas e dos vales que circundam Wellington.

O Mount Victoria Lookout foi o cenário da primeira cena de O Senhor dos Anéis, onde Frodo e os Hobbits se escondem de seu primeiro Wraith.

Visitar o mirante é gratuito. A caminhada até o topo leva um pouco mais de 20 minutos, e você pode pegar a trilha em alguns lugares diferentes, inclusive na saída do distrito comercial central da Majoribanks Street, onde você verá placas para as passarelas do Sul e da Cúpula. Se você quiser dirigir, dirija-se à Alexandra Road (que se transforma na chamada Lookout Road). Há um amplo estacionamento gratuito no pico. Você também pode pegar o ônibus nº 20 da Metlink no centro da cidade. Visite o site de turismo de Wellington para saber mais.


WELLINGTON ZOO

É o primeiro zoológico da Nova Zelândia que cuida de animais desde 1906, e é uma instituição de caridade sem fins lucrativos desde 2003. A Fundação administra o zoológico em nome do Conselho Municipal de Wellington.

O Wellington Zoo também é o primeiro zoológico com certificação carboNZero do mundo, isso significa que o zoológico está reduzindo as emissões de carbono por meio de uma série de medidas de eficiência energética e redução de resíduos.

Este zoo possui mais de 500 animais e ele é incrível! Já visitamos muitos zoos, e este é diferente, organizado, moderno e percebemos o quão são cuidadosos com os animais.

Se você gosta de animais, vale a pena passar umas horinhas por lá, além de ter alguns brinquedos que as crianças podem fazer estrepolias rsrsrs.


CATEDRAL OLD ST PAUL’S

A Catedral Old St Paul’s é extremamente charmosa, tendo seu interior todo de madeira, o que faz dela um lugar bem acolhedor para momentos de reflexão e oração.

É interessante que a madeira está presente muito na capital da Nova Zelândia, como em casas, museus, aeroportos e igrejas. Vale a pena visitar, lembrando que será uma visita breve e rápida.


WETA WORKSHOP

Na compacta cidade de Wellington, se encontra um dos estúdios mais famosos e multipremiado de design e efeitos especiais: o Weta Workshop.

Dentre seus vários projetos premiado, estão alguns sucessos do cinema, como as trilogias “O Senhor dos Anéis” e “Hobbit”, além de filmes de sucesso de bilheteria como “Avatar”, “King Kong”, “As Crônicas de Nárnia”, “As Aventuras de Tim-Tim”, entre muitos outros.

No Weta é possível fazer alguns tours e nós fizemos e amamos! Todos os tours são pagos e precisam ser agendados antecipadamente. A parte ruim: é proibido qualquer tipo de filmagem ou fotos durante a visita guiada. O único espaço permitido para fotos é na loja oficial do estúdio.

WETA CAVE

Weta Cave é a loja oficial do estúdio e é imperdível para os cinéfilos, amantes de réplicas, livros, joias, gravuras, presentes, roupas e lembranças de filmes. A entrada na Weta Cave é gratuita, inclui documentário exclusivo dos bastidores e um mini-museu.

Para quem assistiu os filmes, vai lembrar dos personagens abaixo. Eles são lindos e muito real.

O TOUR INICIA E TERMINA NA WETA CAVE.

A Weta Cave é o ponto de partida para o popular Weta Cave Workshop Tour e Miniatures Stage Tour.

COMO CHEGAR A WETA CAVE?

Miramar está localizado a 15-20 minutos de carro do centro da cidade de Wellington. É perto e fácil de estacionar na rua, porém, é limitado, por isso chegue antes, com antecedência de 1h para não ter problemas com vagas.

Para maiores informações dos tours, entre direto no site https://www.wetaworkshop.com


SOBRE A NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia sempre foi um destino incrível, mas o mundo realmente a notou quando o Senhor dos Anéis foi filmado por lá. Longe de tudo e do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa viagem de avião.

Ela vem se tornando cada vez mais atraente por causa da sua beleza, natureza e por causa dos inúmeros esportes radicais, principalmente próximos a Queenstown.

O esporte favorito dos neozelandeses é o rúgbi, e a mistura desse esporte britânico com o seu grito de guerra maori, o haka, é a perfeita imagem de um país vigoroso, que respeita suas origens nativas e busca o progresso em comum.

QUANDO IR

Se você não quiser enfrentar a neve nos meses de dezembro e janeiro nos Estados Unidos, Canadá e parte da Europa, Nova Zelândia é o seu lugar. Dizem que o clima da Austrália e Nova Zelândia são bem parecidos com o clima do Brasil, porém um pouco mais gelado e muito vento. Nós fomos no final do mês de dezembro e a temperaturas estava 15 e 19 graus, ou seja, bem friozinho para o nosso verão, mas estava extremamente agradável, sem aquele frio absurdo e sem aquele calor sufocante. Gostamos bastante!

MOEDA OFICIAL

A moeda oficial da Nova Zelândia é o dólar neozelandês (NZD).

COMO CIRCULAR

A Nova Zelândia é ideal para viagens de carro, as estradas são ótimas e, apesar de os “kiwis”, como são chamados os locais, dirigirem na mão-inglesa, os carros são automáticos e isso não chega a representar problema, desde que o motorista tenha um pouco de habilidade.

GASTRONOMIA

A cozinha neozelandesa é um tanto semelhante à britânica, com muita carne de cordeiro, bons pescados, tortas e muita cerveja. Você encontrará muitos restaurantes de comida chinesa, italiana, japonesa, malaia, indonésia e japonesa, além de hambúrgueres, fish and chips e pizzas.

CULTURA E COSTUMES

Embora a maior parte do país agora seja composta de europeus, as tradições maoris são proeminentes em toda a cultura Kiwi. As refeições maoris “hangi” (ou a tradição de cozinhar alimentos sob pedras quentes, como as havaianas “kalua”) são comumente encontradas em toda a ilha. E em Auckland, os visitantes podem explorar atrações populares como a Ilha Waiheke, o Parque Regional Waitekere Ranges e a Ilha Rangitoto, todas elas ligadas à língua maori. Para saber mais sobre a cultura Maori, considere visitar o Museu da Guerra de Auckland.

VOCÊ SABIA?

A Nova Zelândia é conhecida pelos seus esportes super-radicais, e foram os neozelandeses que inventaram o Bungee Jumping em Queenstown e o Zorbing em Rotorua.

Pular de Bungee Jumping nunca pulamos, porém o Zorbing fizemos uma vez em Campos do Jordão – Brasil e prometemos para nós mesmos que nunca mais rolaríamos naquela bola transparente que desce o morro abaixo rsrsrs.

NOSSO ROTEIRO

  • AUCKLAND – Maior cidade da NZ – 2 DIAS
  • ROTORUA – Cidade para pernoitar, próximo a Hobbiton – 1 DIA
  • WELLINGTON – 2 DIAS

Quando compramos as passagens para NZ e Austrália, a ideia inicial seria ficar 10 dias em NZ e 15 na Austrália, porém, tivemos que mudar o nosso roteiro, descobrimos que o caminho que faríamos de carro + balsa até Christchurch (Ilha Sul) e de lá para Queenstown (Ilha Sul) estava totalmente interditado e levaríamos o triplo do tempo fazendo um outro caminho. Conclusão: mudamos nossos planos de imediato, ficamos apenas 6 dias em NZ explorando a Ilha Norte, e aumentamos nossos dias na Austrália.

DICA: a Ilha Sul é linda demais e tem muitos esportes radicais, tente colocá-la no seu roteiro, porém, se quiser fazer exatamente o que fizemos, pode acreditar, foi também top demais!


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *