CAIRNS

Cairns é linda, refinada e turística. É porta de entrada para a Grande Barreira de Corais e localiza-se a cerca de 1720 km de Brisbane e a cerca de 2500 km de Sydney.

A cidade é reconhecida internacionalmente como um importante destino turístico. A região atrai mais de 2 milhões de visitantes nacionais e internacionais todo ano. É o quarto destino mais popular para turistas internacionais na Austrália, depois de Sydney, Melbourne e Brisbane.

Cairns tem seu próprio aeroporto que opera voos doméstico para as principais cidades australianas e também opera voos internacionais. É um paraíso para os amantes de aventura, com inúmeros passeios e muitas atividades de adrenalina, que vai desde o rafting, bungee jumping, skydiving, até com centenas de passeios para visitar a Grande Barreira de Corais.

Se você nunca pensou em viajar para Cairns, está na hora de pensar e colocar na sua lista de desejos, e com certeza você irá se apaixonar como nós nos apaixonamos.

 


 

CAIRNS ESPLANADE SWIMMING LAGOON

 

Dentro da piscina pública

 

Cairns fica na beira do mar, mas infelizmente o mar perto da cidade não é utilizado para banho, porque essa área tem muitas águas-vivas. Para substituir esse mar impróprio para banho, existe o CAIRNS ESPLANADE SWIMMING LAGOON, uma piscina pública de água salgada que substitui bem a praia.

O lugar é muito gostoso para um mergulho e fica muito bem localizado, na Esplanade, que é a avenida beira-mar e que concentra muitíssimos restaurantes. O calçadão na beira do mar também é fantástico com várias atividades que vai desde descansar no gramado gigante, correr no calçadão panorâmico, ouvir um boa musica ao vivo e até fazer um churrasquinho na beira da lagoa com toda a infraestrutura necessária para um bom churrasqueiro.

Mas calma, Cairns é extremamente organizada e limpa, e para utilizar o espaço da churrasqueira não é tão simples, é necessário entrar no site www.cairns.qld.gov.au  para verificar a disponibilidade do espaço público, preencher um formulário e aguardar um retorno de quase 10 dias. Em Cairns é tudo tão certinho, que o espaço da churrasqueira é composta por 2 churrasqueiras elétricas, 01 pia, 2 mesas grandes, cadeiras para 8 pessoas, sombra natural, água e energia elétrica. Dá para acreditar?

Enquanto curtíamos a piscina pública, ficamos observando as famílias chegando com bebidas, comidas e carnes, e cada família preparando o seu churrasco numa organização, limpeza e numa paisagem impressionante! Ficamos com tanta vontade de fazer um churrasco, quem sabe numa próxima vez!!!

De noite, a região próxima a piscina pública é encantadora e várias luzes coloridas refletem nas árvores. Sabe aquele centrinho de praia que a gente adora passear de noite em pleno verão? Sabe aquela avenida principal da praia que tem vários restaurantes, sorveterias e lojinhas que a gente não cansa de entrar, ver e comprar? Pois bem, tudo isso está na avenida beira -mar Esplanade e suas proximidades.

A vida noturna de Cairns, é animadíssima, e vale muito a pena passear e comer num delicioso restaurante, ou talvez um simples lanche no Night Market, um mercado com uma praça de alimentação bem grande e com várias lojas de souvenirs.

 

 


 

A GRANDE BARREIRA DE CORAIS – Lugar indescritível.

 

Iniciando o mergulho na Grande Barreira de Corais. A boia redonda laranja ficou com a minha filha de 10 anos.

 

Já havíamos feito mergulho em outros lugares, mas mergulhar na Grande Barreira de Corais foi demais, foi simplesmente o melhor! A experiência é única e a emoção é indescritível de ver tartarugas, mini tubarões, peixes de vários tamanhos, de várias espécies, e uma infinidade de corais coloridos no fundo do mar. Isso tudo nos deixou maravilhado!

A Grande Barreira de Corais é enorme, em área, é maior do que a Irlanda e a Grã-Bretanha juntas, com milhares de quilômetros de extensão. Cada recife é separado por um vasto e azulado mar azul. A cor azul da água vem do fato de que há partículas mínimas flutuando nela. Esses mares são relativamente sem vida, mas o próprio recife é um oásis de vida em um deserto marinho.

A Grande Barreira de Corais tem a maior diversidade de vida do que qualquer outro sistema de recife em todo o mundo. Com as suas 1500 espécies diferentes de peixes, 350 tipos diferentes de coral, 6000 espécies de crustáceos, 5000 espécies de moluscos, répteis e mamíferos marinhos, os recifes são um caleidoscópio de vida animal, cor e forma.

É um importante destino turístico especialmente nas regiões das ilhas de Whitsunday e da cidade de Cairns, movimentando até 8 bilhões de dólares por ano.

 


 

COMPRANDO OS TICKETS

As empresas que operam em Cairns tem uma variedade enorme de passeios para a Grande Barreira de Corais e  preços bem variados. Após muitas pesquisas, vimos que a Ocean Free estava bem classificada pelo Trip Advisor com mais de 85 % de avaliações positivas, e além disso, tinha alguns diferencias no pacote, como o passeio de barco a vela, o passeio até Green Island e apenas 25 pessoas no barco, sendo 4 tripulantes.

Fizemos a compra direto pelo site www.oceanfree.com.au  com antecedência de 3 dias.

 


 

O NOSSO PACOTE 

Acordamos cedo para o check in às 07:15 no Terminal Cairns Reef Fleet. O nosso pacote estava incluído o café da manhã + 4 ½ horas de mergulho na Grande Barreira de Corais + almoço tropical com frutos do mar + snorkelling e toda assistência na água + uso de todos os equipamentos de mergulho + máscaras de prescrição + demonstração de mergulho + alimentação dos peixes + passeio até a Green Island + chá da tarde tropical com queijos, vinhos e aperitivos para finalizar.

 


 

O PERCURSO

 

Até a Grande Barreira de Corais são quase 2 horas de barco a vela. O percurso é muito bom e nada enjoativo. Assim que o barco inicia a navegação, eles já servem o cafe da manhã, conversam com os passageiros e explicam sobre o mergulho, equipamentos e roupas. O tempo passa rápido, a vista é linda, navegar de barco é muito bom e sentir a brisa do mar é melhor ainda. Vale cada minuto ali.

 

 


 

A NOSSA EXPERIÊNCIA NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS

 

Foi lindo e mágico! O dia estava muito quente e com muito sol, sem nada de nuvem! A viagem até a Barreira foi excelente!

A empresa Ocean Free oferece um mergulho introdutório para quem nunca mergulhou e quer se aventurar na Grande Barreira de Corais. Nós não fizemos porque eu e meu marido já havíamos mergulhado em Miami, e as crianças já haviam mergulhado num parque em Cancun onde eles tiveram a primeira experiência. Acredito que para quem nunca mergulhou, é interessante fazer esse mergulho introdutório para entender dos equipamentos e da respiração debaixo da água.

Quando você desce do barco na área de mergulho funciona assim: ou você encara o mar ou você encara o mar, não tem outra alternativa, e aí a aventura começa. O mar é gigante e não tem nada ao redor, somente as 20 pessoas que estavam conosco no barco e o próprio barco rsrsrs. Na hora ficamos um pouco preocupados com a Julia por ela ser pequena (10 anos), mas ela tirou de letra, já tinha mergulhado antes e a equipe deu à ela uma boia, o que a ajudou no mergulho de snorkel em mar aberto. A dica é: vale a pena fazer o mergulho introdutório para quem nunca fez mergulho na vida, principalmente as crianças.

 

Julia e a boia.

 

Na Grande Barreira de Corais tem muitos peixes, muitos corais, tartarugas, mini tubarões e uma infinidades de coisas no fundo do mar. Uau que lugar! Que vibe! Que top! Que tudo!

Ficamos no mar muito tempo, muito tempo mesmo! A minha filha por ser pequena ela ficou com uma boia de apoio e bastante tempo com o instrutor. Nós amamos esse passeio e saímos totalmente realizados!

 

 

Se você está com viagem marcada para Austrália, vale muito a pena incluir no roteiro a Grande Barreira de Corais, e se você está a procura de novos destinos, vá para Austrália e faça todo esse roteiro que nós fizemos, é o máximo!

Depois do mergulho e almoço no barco, a empresa nos levou para a Green Island (passeio incluso no pacote), uma ilha apaixonante e de beleza totalmente natural.

 


 

GREEN ISLAND NATIONAL PARK 

 

 

Green Island National Park é uma área protegida declarada sobre um pequeno coral cay formado ao longo de milhares de anos. Fica a 27 km da costa de Cairns e o acesso é por barcos que saem diariamente de Cairns.

A ilha é coberta de floresta tropical que suporta uma diversidade de pássaros e insetos. Existem mais de 60 espécies de aves na ilha. O recife de coral é o lar de muitos tipos de corais, moluscos, peixes, arraias e outras formas de vida nos recifes.

A ilha tornou-se um parque nacional em 1937, um parque marinho em 1974 e Patrimônio Mundial da Grande Barreira de Corais em 1981. 

 


 

NOSSA EXPERIÊNCIA NA ILHA

 

 

Ah, o lugar é realmente lindo! Depois do mergulho na Grande Barreira de Corias e almoço no próprio barco, a tripulação nos levou para a Green Island. Eles deixaram a gente ali por volta de uma hora e meia, o que foi suficiente para conhecer a ilha.

Parece pouco, mas como havíamos mergulhado bastante, já estávamos um pouco cansados, tanto que percebemos que alguns passageiros não desceram na ilha e ficaram no barco descansando.

Nós que amamos sol, praia e mar ficamos exatamente o tempo que nos deram na ilha. Conseguimos dar uma volta completa a pé na ilha, já que ela é bem pequena e levamos apenas 25 minutos. Entramos na água, mas existem lugares específicos para entrar no mar, pois há muitas águas vivas em lugares que são proibidos.

Na ilha não tem estrutura de comida e bebida, vimos apenas uma barraca vendendo bebidas e sorvete. Não achamos mais nada.

O nosso pouco tempo foi delicioso e bem gostoso, tempo suficiente para conhecer, tirar umas fotos lindas e apaixonarmos por ela.

 

 


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *