SIDNEY

Sidney é a cidade que encanta, que envolve, que fascina e que inspira! É a cidade da inconfundível Ópera House, o edifício que mudou a imagem de um país inteiro, e é a cidade da emblemática ponte Harbour Bridge.

Ela é uma das cidades mais bonitas do mundo e ela brilha o ano todo com eventos espetaculares; brilha com a famosa virada do Ano Novo,  brilha com musicais de grande sucesso, brilha com inúmeros teatros e brilha com os diversos esportes radicais. Sidney é tudo isso e muito mais!

POR QUÊ VISITAR SIDNEY?

É um amor antigo, desde o ano de 2000 quando assistíamos as Olimpíadas de Sidney já admirávamos o famoso cartão postal da cidade, o Opera House. Além desse amor antigo, é uma cidade completa com praias, portos, sol, natureza, cultura, gastronomia, arte, beleza e ainda leva a fama de ser uma cidade conhecida mundialmente.

MÊS ESCOLHIDO

Fomos em janeiro e o tempo estava muito bom, bem parecido com o clima do Brasil, a unica diferença é que venta demais, é um vento que parece que vai te derrubar. De repente do nada chega uma corrente de vento e ai você se prepara, não há cabelo que continue escovado rsrs e as vezes bate até um friozinho. 

CARRO – compensa alugar?

Alugar carro não é a melhor opção, alias nós alugamos por 6 dias e todos esses dias não tiramos o carro da garagem do hotel. Os estacionamentos em Sidney são extremamente caros, e como não sabíamos nada a respeito e descobrimos só depois quando chegamos no hotel, preferimos manter o carro parado na garagem, e acredite, compensou muito mais para a gente, pois caso contrário teríamos pagado muito mais com estacionamentos pelo centro da cidade.

Usamos o carro apenas três vezes: do aeroporto ao hotel, do hotel à Igreja Hillsong que fica numa cidade afastada de Sidney, e depois do hotel ao aeroporto de novo. Conclusão: não compensa alugar carro!

O transporte público em Sidney é excelente, é “buzão” mesmo, e nós usamos junto com aplicativo “Google Maps” que não falhou em nada. Além do ônibus coletivo, tem as balsas que partem diariamente do Porto para vários outros pontos turísticos da cidade, e pegar a balsa é obrigatório para qualquer um que estiver passando uns dias na cidade, pois a vista é espetacular. 

ANDANDO A PÉ

Se prepare para andar muito, e muito mesmo! Nós em casa já estamos bem acostumados e sempre tentávamos dar uma pausa no meio do dia para aliviar um pouco para as crianças que estavam com a gente.

BIKE

Uma coisa bem bacana em Sydney, é o passeio de bike combinado com tour guiado. Para quem pedala bem e quer fazer algo mais rápido, pode contratar a empresa Bonza Bike Tours  e ela te levará para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como o Sydney Opera House, a Sydney Harbour Bridge, o The Rocks, o Darling Harbour, o Hyde Park, o Royal Botanic Gardens, entre outras atrações – tudo de uma vez!

Esse passeio inclui a companhia de um guia especializado, o uso de uma bicicleta superconfortável, dicas sobre o que fazer enquanto estiver na cidade e a oportunidade de conhecer outros turistas e fazer novos amigos.


O QUE FAZER EM SIDNEY

CIRCULAR QUAY

À beira do belo porto de Sidney, o Circular Quay é porta de entrada para muitas atrações, como a famosa Opera de Sydney e o Jardim Botânico.

Sidney é a capital dos sabores da Austrália e das cozinhas autênticas do mundo inteiro, graças à rica herança multicultural na bela cidade portuária. 

Ao redor do Circular Quay, há vários restaurantes, incluindo os aclamados restaurantes Quay, Aria Sydney e Bennelong, que ficam dentro de uma das velas brancas da Opera House.

Nós almoçamos no Searock Grill, uma excelente opção de restaurante com vista para Sydney Harbour Bridge e bem próximo ao Opera House. Neste dia experimentamos alguns pratos que fazem sucesso em Sidney, como o queridinho Fish and Chips e o Kangaroo Burger feito de hambúrguer de canguru! Parece estranho esse tipo de hambúrguer, mas é muito comum na região.

Hambúrguer de Canguru
Área do Circular Quay

SYDNEY HARBOUR BRIDGE

A Sydney Harbour Bridge é considerada a maior ponte de arco do mundo e um dos marcos mais conhecidos e fotografados da Austrália. A ponte levou oito anos para ser construída e foi usado 53.000 toneladas de aço e seis milhões de rebites movidos a mão.

Na ponte, você pode caminhar, andar de bike e ainda de quebra ter uma das melhores vistas de Sydney. Para quem quer apenas caminhar, basta procurar as escadas para pedestres perto do Australian Heritage Hotel, na Cumberland Street, no histórico bairro Rocks. Já para quem quiser conhecer a ponte pedalando, o acesso a ciclovia fica próximo ao Observatório de Sydney.

A Sydney Harbour Bridge é linda de dia e maravilhosa de noite! Vale a visita nos dois períodos. Para quem quiser se aventurar um pouco mais, tem a famosa de Bridge Climbing, uma atividade onde a subida e a descida são feitos através de degraus e rampas instalados na própria estrutura de ferro da ponte, totalizando 1.332 andares. As pessoas fazem esse trajeto vestindo roupas especiais e totalmente presas por cabos de aço. Essa brincadeira é um pouco cara, mas dizem que é muito fácil e segura, tanto que existem relatos que uma senhora de 100 anos fez esse percurso e foi sucesso total.

Nós não fizemos, mas se você já fez, deixe aqui seu comentário, e quem sabe da próxima vez a gente toma coragem e faz.


OPERA HOUSE

Fundindo influências antigas e modernistas, a elegância da Ópera House tornou-a um dos edifícios mais reconhecidos do século XX, sinônimo de inspiração e imaginação, e redefiniu a imagem da Austrália para si e para o mundo.

Ópera House é o destino turístico número um da Austrália, recebendo mais de 8,2 milhões de visitantes por ano e um dos centros de artes cênicas mais movimentados do mundo. É uma obra de arte arquitetônica e um espaço de performance vibrante. É um lugar onde o passado molda o futuro, onde as convenções são desafiadas e as culturas são celebradas.

TOUR DENTRO DO OPERA HOUSE

Esse lugar é tão famoso mundialmente que é impossível ir para Sydney e não fazer o tour no Opera House. O legal do tour é que eles contam toda a história, desde o início do concurso de arquitetura na Austrália para compor esse projeto, até a finalização desse projeto estrondoso.

O tour tem duração de 1 hora, o que é rápido e nada cansativo. Inicia dentro de uma das salas chiquérrimas do Opera House, e depois eles vão nos guiando para conhecer outros cantos internos, o que é tudo lindo e deslumbrante! Infelizmente é proibido tirar fotos dentro das salas, porém no final do tour você pode comprá-las. É claro que não resistimos e compramos todas do pacote. São seis fotos impressas + download  das fotos.


ROYAL BOTANIC GARDEN

Cerca de 3 milhões de pessoas passam pelos portões do Royal Botanic Garden todos os anos, e pouco mais da metade são visitantes internacionais.

O jardim fica orgulhosamente no coração cultural do centro de Sydney, com galerias de arte, museus e espaços de artes cênicas a uma curta caminhada. O jardim é um dos poucos destinos que podem contar com a Ópera de Sydney como um vizinho. 

Vários jardins temáticos e de design imaculado compõem a área e estes são interconectados por uma rede de caminhos. Flores, plantas e árvores de todo o mundo são exibidas, com ênfase na vegetação australiana e do sul do Pacífico.

Os portões do jardim abrem das 7h às 20h no período do verão. Cafés e um restaurante são encontrados no local, e então demos uma pausa para comer algumas guloseimas e café. O lugar é bem bonito e vale muito a pena!


QUEEN VICTORIA BUILDING (QVB)

Com uma arquitetura esplêndida, o Queen Victoria Building (QVB) ocupa um quarteirão inteiro na George Street, em Sydney, e tem mais de 180 das melhores boutiques de moda, joalherias e utensílios domésticos de Sydney, acompanhados por deliciosos cafés e restaurantes.

O grande edifício, construído em 1890, foi maravilhosamente restaurado e reaberto em 1986 e rapidamente se tornou o centro comercial mais popular e prestigiado de Sydney.

A característica dominante é a poderosa cúpula central, que durante o período de Natal é ocupada por uma gigantesca árvore de Natal, imperdível para qualquer visitante. Gloriosos vitrais e arquitetura esplêndida perduram por todo o edifício e uma escadaria original do século 19 fica ao lado da cúpula.


Darling Harbour é um lugar de entretenimento incrível, deliciosos restaurantes à beira-mar e vida selvagem incrível. É uma área portuária, ideal para fazer uma caminhada ao ar livre ou apreciar as embarcações enquanto você se senta num café no pier.

A região é ideal para pessoas de qualquer idade e é recomendada a qualquer hora do dia. Aqui fica o Harbourside, um shopping com algumas lojinhas bem bacanas e restaurantes bem conhecidos como o Hard Rock Cafe e Hurricane’s. Como já estava bem próximo do horário do almoço, aproveitamos e almoçamos no Hard Rock, que por sinal estava excelente a comida e os lanches.

Ao longo do píer, tem a cafeteria Starbucks, vários restaurantes, o cinema IMAX, o Zoológico de Sydney, o Aquário de Sydney e o museu de cera Madame Toussads.

De todos os entretenimentos oferecidos, optamos apenas pelo Sea Life Sydney Aquarium, pois ainda não tínhamos ido em nenhum aquário na Austrália e Nova Zelândia. Já o zoológico fomos em 03 cidades diferentes (Melbourne, Wellington e Brisbane), e o museu de cera já tínhamos ido em outros países, então a nossa escolha deu muito certo!

Como chegar

Chegar ao Darling Harbour é bem fácil, fica ao lado de  Barangaroo e Pymont a apenas 10 minutos a pé da Estação Town Hall, no centro da cidade, em Chinatown . Você também pode pegar um trem e descer no Centro de Exposições, Centro de Convenções ou Pyrmont Bay, ou ainda pegar uma balsa no Circular Quay e desçer em Barangaroo Wharf ou Pyrmont Bay Wharf.


SEA LIFE SYDNEY AQUARIUM

Localizado no coração de Darling Harbour, o SEA LIFE Sydney Aquarium é uma jornada subaquática de descobertas incríveis com algumas zonas temáticas. Tem os Mares Jurássicos, a Grande Barreira de Corais, a Baía de Raios entre outras.

SEA LIFE Sydney Aquarium é um dos maiores aquários do mundo – com mais de 700 espécies diferentes e 13.000 animais em seis milhões de litros de água. SEA LIFE é também o lar da maior variedade de tubarões e raias do mundo, bem como dos animais marinhos mais famosos da Austrália, incluindo um peixe-boi e peixes tropicais.

Já visitamos alguns aquários em outros países e este de Sydney foi a primeira vez e ele é fantástico, e para nós, foi o melhor de todos. Ele é lindo, grande e totalmente interativo, ideal para adultos e crianças. Nossos filhos, mesmo já adolescente, adoraram!


CHINATOWN E PADDY´S MARKETS

Com toda a cor e emoção de um lugar asiático, Chinatown oferece uma mistura de restaurantes, bares, lojas e mercados cheios de pechinchas.

As  experiências de comida  são surpreendentes, os recantos iluminados por néon e as praças de alimentação de Chinatown são irresistíveis. Você encontrará uma deliciosa variedade de  restaurantes nessa região.

Um lugar bem legal para aproveitar e conhecer nessa região é a Paddy´s Markets, aliás, é um lugar que você não pode deixar de fora. Sabe aqueles souveniers que você quer comprar para a família toda? Então, é na Paddy´s Markets que você encontrará de tudo e no melhor preço de Sydney.

A Paddy’s é dominado por produtos e vendedores chineses, então, você já deve imaginar o tanto de lojinhas boas que há nesse lugar.

Fomos na Paddys´s Markets e em Chinatown no nosso penúltimo dia por indicação de uns amigos que estavam morando em Sydney. Para quem ama presentes, lembrancinhas, objetos de decoração, artesanatos e comidas, esses  lugares são realmente maravilhosos e com preços que cabem no bolso.


WESTFIELD SYDNEY E SYDNEY TOWER EYE

Westfield Sydney é um dos principais shoppings na cidade, tem muitas lojas espalhados pelos 6 andares do shopping, fica no centro próximo a tudo, e está localizado no mesmo edifício da Sydney Tower Eye-é por isso que quando você vê a Sydney Tower pelo lado de fora está escrito “Westfield”.

O Westfield Sydney é fechado e por isso é uma boa alternativa para os dias chuvosos, mas o horário dos shoppings na Austrália é diferente dos horários do Brasil, geralmente eles funcionam em horário comercial.

Já a Sydney Tower Eye tem o ponto mais alto de Sydney e uma vista deslumbrante de 360 graus da belíssima cidade portuária. O ingresso inclui a experiência em cinema 4D – a primeira produzida na Austrália – onde você pode descobrir uma nova dimensão para Sydney através de uma nova perspectiva.

Para maiores informações: https://www.westfield.com/


THE ROCKS

Passar algumas horas no The Rocks é uma experiência obrigatória em Sydney – os habitantes locais a apreciam há milhares de anos. Desde um piquenique sob a Harbour Bridge ou um jantar ao ar livre, até compras nos mercados e nas barracas exclusivas, o The Rocks é o lugar perfeito para fugir do cotidiano todos os dias.

The Rocks é um dos bairros mais charmosos de Sydney com suas ruas de paralelepípedo, muitos produtos artesanais, artistas de rua, fotógrafos locais, várias barracas de comida de excelente qualidade e uma vista exuberante do porto.

A começar nas sextas-ferias e se estendendo aos fins de semana, o bairro fica lotadíssimo com moradores e turistas circulando e conhecendo cada lugar, cada barraca e cada restaurante. Mesmo lotado, esse lugar é uma delícia e vale a pena ser explorado.

O The Rocks fica a uma curta caminhada dos dois lugares mais famosos da cidade: Sydney Harbour Bridge e Sydney Opera House. Também está ao lado do centro de transporte Circular Quay e a uma curta caminhada da estação ferroviária Wynyard. 

É perto de tudo e um ótimo lugar para uma pausa na hora do almoço.


SYDNEY FISH MARKET

O SFM é o maior mercado de frutos do mar no Hemisfério Sul e o terceiro maior mercado de frutos do mar em termos de variedade do mundo. Aproximadamente 2.700 caixas (cerca de 50-55 toneladas) dos frutos do mar mais frescos possíveis são leiloados diariamente por meio do sistema informatizado de leilão holandês para aproximadamente 160 compradores. A incrível variedade de frutos do mar é proveniente de pescadores, cooperativas, empresas de pesca e fazendas de aquicultura na Austrália, Nova Zelândia e região Ásia-Pacífico, com mais de 100 espécies disponíveis diariamente para os compradores.

Todos os varejistas do Sydney Fish Market oferecem a maior variedade de frutos do mar frescos da Austrália. O mercado possui vários restaurantes, cafés, padaria, açougue, lanchonete gourmet, quitanda e lojas de artigos de pesca e de presentes.

Esse mercado é imperdível e realmente foi a melhor comida de frutos do mar que já comemos na vida. É tanta variedade, tantas delícias e tantas coisas diferentes que nunca vimos em nenhum outro lugar. Tudo é muito fresco e de altíssima qualidade, mas se prepare, o mercado não é nada barato e é um lugar lo bem cheio de pessoas. Se quiser algo mais tranquilo chegue mais cedo, antes do horário do almoço.

Para maiores informações de horário e de como chegar, acesse o site: https://www.sydneyfishmarket.com.au/home


SYDNEY OLYMPIC PARK

O Parque Olímpico de Sydney tornou-se o principal recinto de eventos, de esportes e de entretenimento da Austrália. O Parque hospeda com sucesso grandes jogos e vários tipos de eventos simultaneamente em vários locais e espaços abertos. Um recinto verde, cercado por 430 hectares de parques, continua a manter a capacidade de grandes eventos e oferece 10 locais sustentáveis ​​de classe mundial. 

Localizado no coração demográfico de Sydney, o Parque Olímpico está se transformando em uma cidade, incluindo restaurantes, cafés, escritórios, hotéis, residencias e comércio, tornando-o um destino imperdível.

Hoje, o Parque Olímpico atrai mais de 10 milhões de pessoas todos os anos, mais que o dobro da quantidade de visitantes que compareceram aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Sydney em 2000.

Este lugar realmente é incrível e para nós foi um sonho conhecê-lo. No ano de 2000 acompanhamos todos os jogos olímpicos pela televisão e nessas férias tivemos a oportunidade de assistir um famoso torneio de Tênnis, o que nos deixou mais encantados com a cidade e com o Parque Olímpico.


ART GALLERY NSW

A Galeria de Arte de NSW é um dos principais museus de arte da Austrália. Mais de um milhão de visitantes por ano apreciam a coleção de arte australiana, aborígene, européia, asiática e contemporânea. 

Com vista para o porto de Sydney e a apenas 15 minutos a pé do centro da cidade, a entrada para a Galeria é gratuita, assim como as galerias permanentes e a maioria das exposições e eventos.

A Galeria apresenta dois belos espaços para refeições: o deslumbrante restaurante à la carte, Chiswick at the Gallery, e o café. Infelizmente não tivemos tempo para almoçar, porém tomamos um café bem gostoso e comemos alguns quitutes deliciosos. O lugar é bem bonito e já vale pelo ambiente descontraído e moderno.


ST MARY´S CATHEDRAL

A Catedral de Santa Maria é um marco de Sydney e um farol de esperança para aqueles que compartilham a fé católica. É uma fonte de inspiração e o lar espiritual da comunidade católica de Sydney.

Localizada de frente ao Hyde Park, a Catedral de Santa Maria oferece uma visita guiada gratuita todos os domingos, após a missa solene das 10h30. A entrada para a Catedral é gratuita e aberta ao público. No entanto, uma doação para a manutenção e limpeza da Catedral é muito apreciada.

Para maiores informações acesse o site: https://www.stmaryscathedral.org.au/visit-tours/


HYDE PARK

O Hyde Park é o parque mais antigo da Austrália e também um dos mais conhecidos. Com pouco mais de 16 hectares de espaço no coração do centro de Sydney, não há falta de espaço verde para um piquenique ou simplesmente sentar e tomar um fôlego.

Como em Sydney o lema é andar e andar, em alguma hora do dia você vai cruzar por ele, e quando cruzar, faça uma foto. Nós ficamos hospedados bem de frente dele, então passávamos todos os dias por ele rsrsr.


PRAIAS PRÓMIXAS DE SIDNEY

1 – MANLY BEACH

Manly Beach é uma das praias mais populares da Austrália com apenas 1,5 quilômetros de extensão, e para visitá-la, basta pegar a balsa de Manly em Circular Quay e, em meia hora, você estará em Manly Wharf.

Considerada a praia queridinha de Sydney, Manly é rodeada de palmeiras, e o calçadão é repleto de lanchonetes, restaurantes, sorveterias e lojas de surf que vendem de tudo, de pranchas a biquínis.

Nós passamos algumas horas e adoramos Manly Beach. Adiantando, ela não tem aquela água azul do Caribe ou de algumas praias do Brasil, mas se você gosta de praia e o clima estiver favorável, vale a pena passar o dia por lá, é uma praia com bastante estrutura e com todo aquele clima gostoso de praia. Agora, se você não curte praia, vá para Manly Beach mesmo assim rsrsrs, vá apenas para um bate e volta rápido, te garantimos que o passeio dentro da balsa vai te render várias fotos bonitas e uma vista espetacular da baía de Sydney.


2 – BONDI BEACH

Bondi Beach é uma praia mundialmente conhecida, e também uma das mais famosas da Austrália. Ela fica a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade por transporte público.

A piscina no canto da praia é de tirar o fôlego e provavelmente você já deve ter visto ela em diversos cartões postais, programas de televisão e filmes do que qualquer outra praia.

Todos os anos, milhares de pessoas, de mochileiros a bilionários, vão para Bondi para passear, caminhar, tomar sol e tirar um foto na famosa piscina que fica na beira do mar, algo surreal.

COMO VISITAR A PISCINA

A piscina está localizada no extremo sul de Bondi Beach, o Bondi Icebergs Club é um marco internacional e nenhuma viagem a Sydney é completa sem uma visita à piscina e ao clube.

Bondi Icebergs é o lar da natação de inverno desde 1929 e a famosa piscina fica aberta a visitantes durante todo o ano. Localizado acima da piscina, o clube está aberto a membros e convidados, e todos os visitantes são convidados a desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a piscina e a praia de Bondi enquanto bebem ou jantam no bar ou no restaurante do clube.

A piscina está localizada no extremo sul de Bondi Beach, o Bondi Icebergs Club é um marco internacional e nenhuma viagem a Sydney é completa sem uma visita à piscina e ao clube.

Bondi Icebergs é o lar da natação de inverno desde 1929 e a famosa piscina fica aberta a visitantes durante todo o ano. Localizado acima da piscina, o clube está aberto a membros e convidados, e todos os visitantes são convidados a desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a piscina e a praia de Bondi enquanto bebem ou jantam no bar ou no restaurante do clube.

3 – DE BONDI PARA COOGEE BEACH

Para descobrir praias mais deslumbrantes, há uma trilha de apenas 6km que se inicia em Bondi Icebergs e que te leva à praias de Tamarama, Bronte, Clovelly, Gordons Bay, chegando no final até Coogee Beach.

Essa trilha litorânea é maravilhosa e você pode ver e se deslumbrar com toda a extensão da praia de Bondi Beach. A trilha parece mais com um calçadão de madeira, onde as pessoas caminham e correm com uma visão espetacular de praias e penhascos. O percurso vale mil vezes e ele é encantador!


CONCLUSÃO DESSE ROTEIRO

Foi a nossa primeira vez para Austrália e Nova Zelândia e conseguimos juntar 2 países, 11 cidades, 25 dias de viagem, e ainda passar o Natal e Ano Novo por lá. Esse roteiro foi um dos melhores que já fizemos na vida!


Espero que você tenha gostado do post e de todos os nossos passeios por Sydney. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos com muito prazer. Se você já foi para Sydney ou seguiu as nossas dicas, conta aqui para gente, vamos adorar saber da sua experiência, nessa cidade que ganhou os nossos corações!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *