Que cidade encantadora! Quanta história! Quanta beleza! E que arquitetura incrível!
É a cidade com construções antigas, ruas de paralelepípedo e cenário de filmes de época, misturada com o novo, o atual, o intelectual e o universitário.
Ir para Boston é retornar ao passado, é reviver os momentos marcantes da história norte-americana: a independência frente à Inglaterra.
Tivemos a ideia de conhecer Boston por três simples motivos:
1) Ela está a 347 km de distância de Nova York, ou seja, 4 horas e meia de carro;
2) É uma cidade charmosa, cheio de histórias, aprendizado e jovialidade.
3) Tem uma cidade vizinha pra lá de especial, a famosa Cambridge, onde estão as duas maiores universidades mais bem ranqueadas do mundo: Harvard e MIT.
O que fazer:
Tínhamos apenas 2 dias para conhecer Boston, e dividimos assim:
1º Dia) Boston – região central e histórica.
2º Dia) Cambridge – cidade vizinha localizada a menos de 6km de Boston.
Deu muito certo! Acertamos no roteiro!
Como se locomover na cidade de Boston:
Apesar de termos alugado um carro, em Boston quase não utilizamos o carro, apenas no trajeto do hotel até o metro, e vice-versa. O trânsito é caótico e os estacionamentos têm tarifas altas, por isso a melhor opção é o transporte público.
O metrô em Boston atendeu todas as nossas necessidades e foi fácil de usar. Deixávamos o carro no estacionamento do metrô e depois fazíamos o trajeto para os lugares escolhidos de metrô e a pé.
Conhecendo a região central de Boston:
Boston é uma cidade rica em detalhe, história e cultura!
Iniciamos o nosso roteiro de um dia em Boston pelo Boston Common, um parque que leva o título de primeiro parque público do mundo inaugurado em 1634, e exatamente neste ponto, inicia-se a famosa Freedom Trail, um percurso de 4km marcados por tijolinhos vermelhos no chão e que direciona o caminho para os turistas conhecerem os 16 marcos históricos significativos em todo o país, cada um deles um autêntico tesouro.

Graças aos esforços de preservação, esses bens culturais ainda estão intactos, o que torna Boston realmente única como um dos poucos lugares na América a experimentar os locais reais e aprender a história que eles contam enquanto caminham pelas ruas modernas da cidade.
O legal é que é bem organizado e não tem como se perder, é só seguir o caminho e pronto! Outra coisa bacana é baixar o aplicativo do Freedon Trail que serve de guia para esse mesmo percurso e oferece explicações de todos os marcos, o que é bem interessante, porém, o aplicativo é pago, mas nada muito caro que você não possa paga-lo.
A seguir, os 16 marcos históricos da Freedom Trail:
1 – BOSTON COMMOM
Fundada em 1634, Boston Common é o parque público mais antigo da América. Os colonos puritanos compraram os direitos de terra do primeiro colono europeu da área, o ministro anglicano William Blackstone.
2 – MASSACHUSETTS STATE HOUSE
Projetado por Charles Bulfinch, o “novo” e atual State House serviu como sede do governo de Massachusetts desde sua inauguração em 1798.
Mantendo os poderes legislativo e executivo, fica ao lado do antigo local da histórica mansão Hancock.
3 – PARK STREET CHURCH
A igreja foi fundada em 1809, na esquina das ruas Park e Tremont, no topo do prédio de do celeiro da cidade de Boston.
4 – GRANARY BURYING GROUND
Cemitério fundado em 1660, alguns dos cidadãos mais notáveis da América estão enterrados ali.
5 – KING´S CHAPEL E KING´S CHAPEL BURYING GROUND
Fundada em 1686 como a primeira igreja anglicana de Boston, a King’s Chapel é o lar de mais de 330 anos de história.
O prédio de granito de 1754 ainda fica no local original da igreja: a esquina do mais antigo cemitério inglês de Boston.
6 – BOSTON LATIN SCHOOL
Fundada em 23 de abril de 1635, é a escola pública mais antiga da América e oferecia educação gratuita aos meninos – ricos ou pobres – enquanto as meninas frequentavam escolas particulares em casa.
Até a conclusão da escola em 1645, as aulas foram realizadas na casa do primeiro diretor, Philemon Pormont.
Um mosaico e uma estátua do ex-aluno Benjamin Franklin atualmente marca a localização da escola original.
7 – OLD CORNER BOOKSTORE
Construído em 1718, o Old Corner Bookstore é o mais antigo edifício comercial de Boston. Salvos da demolição em 1960, os arrendamentos do prédio ajudam a subsidiar importantes projetos históricos de preservação nos bairros de Boston.
Hoje funciona a rede “Chipotle” no local, que aliás é deliciosa. Nós experimentamos e aprovamos!
8 – OLD SOUTH MEETING HOUSE
Um salão que foi palco de sermões puritanos, reuniões públicas e debates sobre o imposto sobre o chá.
9 – OLD STATE HOUSE
Antigo edifício público sobrevivente de Boston. Construído em 1713, o edifício serviu como o centro da vida cívica, política e empresarial.
10 – BOSTON MASSACRE MONUMENT
Em 5 de março de 1770, após meses de tensão devido à ocupação e impostos, os Bostonians e os Redcoats entraram em confronto nas ruas de Boston.
Terminou com cinco civis mortos a tiros, levou à mobilização de cidadãos de Boston contra a Coroa e a evacuação de tropas em Boston.
11 – FANEUIL HALL

Muitas vezes referido como “a casa da liberdade de expressão” e do “Berço da Liberdade”, Faneuil Hall sediou a primeira reunião da cidade dos Estados Unidos.
O papel vital do Hall na política revolucionária não fazia parte de seus planos originais, mas tornou-se o lar de uma coleção de eventos que moldaram a história da nação.
DICA: aproveite para almoçar no Quincy Market – mercado central da cidade.
12 – PAUL REVERE HOUSE
Construída por volta de 1680, a Paul Revere House, propriedade do lendário patriota de 1770-1800, é a estrutura mais antiga do centro de Boston e também o único local histórico oficial da Freedom Trail que é uma casa.
13 – OLD NORTH CHURCH
Construído em 1723, a igreja mais antiga de Boston é mais conhecida pelo passeio da meia-noite de Paul Revere e “Um por terra, dois por mar”.
14 – COPP´S HILL BURYING GROUND
Batizado em homenagem ao sapateiro William Copp, o Hill Burying Ground é o local de descanso final e o local de enterramento dos comerciantes e artesãos que viviam no North End.
15 – USS CONSTITUTION
Lançado em Boston em 1797, a USS Constitution é o navio de guerra mais antigo e ganhou seu apelido de “Old Ironsides” durante a Guerra de 1812, quando lutou contra a britânica HMS Guerriere.
16 – BUNKER HILL
A Batalha de Bunker Hill, em 17 de junho de 1775, foi a primeira grande batalha da Guerra Revolucionária e previu o caráter e o resultado do resto da guerra.
Visitamos os 16 marcos históricos da Freedon Trail, terminamos por volta das 17:00hs e estávamos exaustos pela caminhada, mas realizados pela história, cultura e aprendizado.
Todo o percurso nos fez passar por ruas, ruelas e avenidas e nos deu a oportunidade de conhecer a região central de um jeito prazeroso e encantador.
Comidinhas – a parte boa!
Aproveitamos para experimentar a culinária local no famoso Quincy Market, um mercado público que está localizado no marco 11 da Freedon Trail, e tem vários restaurantes com ótimas opções de comidas, e nós, é claro, fomos conferir o lanche de lagosta (lobster rolls) e a sopa de molusco (Clam Chowder), e particularmente nós amamos! Super aprovado!
Essa região é lotada de restaurantes e barzinhos, além da feira de frutas maravilhosa que encontramos ao lado do Quincy Market. Não deixe de apreciar essa região, deliciosa em comidas, além de dar uma pausa no percurso.
Em direção ao marco 11 da Freedon Trail, você vai se deparar com uma fila na calçada – é a Mike’s Pastry, uma doceira especializada em cannoli e com vários outros tipos de doces. Ela é simples, mas abarrotada, e os atendimentos são por senha. A fila estava virando o quarteirão, é sério!!!
No final de todo o nosso percurso, indo em direção a estação de metrô para retornar ao hotel, resolvemos ir numa pizzaria super bem avaliada pelo Trip Advisor e deparamos mais uma vez com uma fila de dobrar o quarteirão e com espera de quase duas horas.
Como já estávamos cansados, resolvemos não esperar e retornar para o hotel, porém, fomos surpreendidos por ter a mesma pizzaria do lado do hotel em que estávamos hospedados. Conclusão, conseguimos jantar nessa pizzaria que realmente é maravilhosa e o ambiente agradabilíssimo!
CAMBRIDGE
Este é um lugar onde ninguém pisca, e Cambridge está repleta de energia eclética com uma história combinada de quase quatro séculos.

O charmoso Charles River está a sua inteira disposição para você passear e apreciar, e cada momento na cidade é digno de muita alegria.

Os bairros são charmosos, ricos em restaurantes finos, lojas ecléticas, teatros, museus e locais históricos. Cada praça é um destino vibrante e colorido, com uma personalidade própria, oferecendo uma seleção única de tudo, desde restaurantes, compras e música até tecnologia e inovação.

O verdadeiro fascínio está em descobrir o caráter da cidade – artístico, diverso e intelectual. O que quer que você esteja procurando, pode ter certeza que você encontrará em Cambridge.
Considerada uma das cidades mais seguras do país, é uma comunidade ativa, vibrante e acolhedora, repleta de estudantes, visitantes e residentes de todas as etnias e grupos etários.
Como se locomover na cidade de Cambridge:
Em Cambridge, existe a burocracia e dificuldade de estacionamento nas universidades. Não á tão simples estacionar por lá, por isso, prefira também o metrô.
Existem muitos estacionamentos públicos e garagens em Cambridge, mas todos os pontos de estacionamento nas ruas de Cambridge são apenas para residentes e exigem uma autorização.
Como Cambridge fica apenas 6km da região central de Boston, a opção é caminhada de quase uma hora num percurso simples e fácil, ou a outra opção é fazê-lo de metro.
O metrô da Linha Vermelha serve como conexão rápida (5 minutos!), com paradas na Praça Kendall, na Praça Central, na Praça Harvard, na Praça Porter e muito mais.
Usamos metro na ida e na volta e foi ótimo!
HARVARD

Fundada em 1636, Harvard é a universidade mais antiga dos Estados Unidos, com 18 mil candidatos matriculados, os graduados de Harvard incluem dezenas de líderes mundiais, incluindo seis presidentes dos EUA – John Adams, John Quincy Adams, Theodore e Franklin D. Roosevelt, Rutherford B. Hayes e John F. Kennedy.
Listado no Registro Nacional de Lugares Históricos, Harvard Yard inclui edifícios notáveis como o Wadsworth House (1726), que serviu como sede temporária do General George Washington em 1775; A estátua de John Chester de Daniel Chester French (1884); e Widener Library (1913-15), que abriga a maior coleção de livros universitários do mundo.

Apaixonamo-nos pela universidade no primeiro instante! Harvard é demais! Além da parte acadêmica e cultural, os prédios são lindos, a arquitetura é maravilhosa, e que vontade imensa de voltar a estudar!
Para conhecer Harvard, há três formas:
1) tour guiado com próprios estudantes e é necessário agendamento antecipado no site;
2) baixar o app e seguir todas as orientações e pontos turísticos;
3) ou seguir apenas por conta própria.
Nós escolhemos o aplicativo por conta das crianças, funcionou e deu certo!
Os prédios de Harvard são totalmente restritos para visitação interna e não adianta reclamar e nem se decepcionar.

É proibido entrar em qualquer prédio no campus, o permitido é apenas dentro dos espaços externos da Universidade, e mesmo assim com toda essa restrição, vale muito a pena!

Depois de ficarmos ali alguns minutos descansando e observando o mundo universitário, fomos almoçar no Chipotle, um lugar bem gostoso de comida mexicana.
Terminamos o nosso passeio nas redondezas de Harvard, seguimos a pé para MIT numa distância de apenas 2km.
MIT

MIT está localizado em Cambridge, Massachusetts, do outro lado do Charles River, em Boston, no vibrante bairro de inovação de Kendall Square, com entrada principal na 77 Massachusetts Avenue.
É considerada a universidade mais famosa do mundo na área de engenharia e ciências exatas! O legal do campus de MIT é que eles permitem a visita interna de alguns prédios.

As visitas ao campus são abertas ao público em geral e são conduzidas pelos alunos atuais. Você também pode passear pelo campus por conta própria.
Nós não visitamos MIT por dentro, apenas por fora, devido ao pouco espaço de tempo que tínhamos, mas mesmo assim, vale a pena! A cidade é linda! É universitária! É aconchegante!

O nosso dia foi fantástico, e para fechar com chave de ouro terminamos no Charles River, o rio que separa Boston de Cambridge e com a visão espetacular da foto.

O lugar é lindo, relaxante, cheio de barcos velejando sob os raios de sol e vista perfeita dos prédios na orla de Boston. Vale ficar ali admirando toda aquela beleza ímpar.
Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!