CHICAGO

A cidade que tem tudo para conquistar você! Desde arquiteturas, culturas, compras, museus, musicais, parques, gastronomia até uma infinidade de atrações turísticas.

Com um passado trágico marcado por um incêndio que a destruiu em 1871, a cidade se reergueu para se tornar a terceira maior metrópole dos Estados Unidos, ficando atrás de Nova York e Los Angeles, e ela vem ganhando espaço cada vez maior quando os assuntos são atrações culturais e altíssimos arranha-céus.

Mesmo sendo uma cidade grande, o ritmo dela é um pouco menos acelerado que Nova York, o que a torna bem acolhedora, e as ruas são verdadeiras vitrines humanas, onde as pessoas estão sempre passando e passeando.

Chicago tem atributos de sobra para encantar qualquer visitante, com um planejamento urbano impecável, avenidas largas e arborizadas e um lago que mais parece um oceano. É essa a atmosfera vibrante de transformação e sucesso que mostra que a cidade é maravilhosa.

 


Tivemos a ideia de conhecer Chicago por alguns motivos:

  1. Metrópole moderna, diferente e visual deslumbrante;
  2. Polo de artes e cultura presente praticamente em cada esquina;
  3. Pontos turísticos muito atraentes;
  4. Era julho, era verão, era o mês da Rock’n’Roll Half Marathon Chicago, e nó fomos conferir!

 


COMO SE LOCOMOVER EM CHICAGO

A pé mesmo! Não tem outro jeito melhor!

Em Chicago anda-se muito, muito mesmo! Ficamos 4 dias, e os quatro dias foram intensos de muita caminhada. Usamos o metro apenas do Aeroporto – Hotel e vice-versa.

Mas tudo é tão lindo, tão moderno, tão urbanizado que a caminhada por si só vira uma enorme atração.

 


O TEMPO EM CHICAGO

Escolhemos o mês de julho – verão, para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer nessa época, desde parques públicos até passeios nos rios e lagos.

Chicago venta demais e como as ruas são repletas de edifícios altos, a corrente de vento é forte! Salvo em lugares abertos como parques e lagos, que o sol bate bem forte.

Mesmo no verão, o vento não pára, e a gente sempre carregava uma malha para passar o dia fora, e em algum momento do dia a gente colocava a malha.

Nunca fomos no inverno e acreditamos que deve ser muito frio por causa da corrente de vento que se forma por lá.

A nossa experiência no verão foi excelente e quando retornarmos à Chicago, com certeza será no verão.

 


CONHECENDO CHICAGO:

Loop é a região central de Chicago, e esse apelido veio do trem elevado que corre por cima das principais ruas do bairro.

É um exemplo ímpar de quarteirões simétricos e vários parques, além da arquitetura dinâmica, atmosfera vibrante, incrível concentração cultural, restaurantes premiados, inúmeros hotéis, parques, teatros, museus, passeios fluviais e um paraíso de compras na State Street.

Também é na área do Loop que fica o segundo edifício maior dos Estados Unidos, o Willis Tower, onde está o famoso Skydeck.

A arte se exibe em várias esquinas e calçadas, é um verdadeiro museu a céu aberto de esculturas de artistas modernos mais famosos do mundo, como por exemplo, as artes expostas de Picasso, Magritte, Calder, Miró, Lewitt, e Chagall, e para cada arte encontrada na região, o turista inventa uma pose e tira uma foto.

Seguem algumas esculturas a céu aberto do Loop:

1.FLAMINGO, DE ALEXANDER CALDERS

Inaugurada em 1974, a cor vermelha vibrante da escultura em forma de flamingo chama atenção na área central da cidade.

Está localizada na Federal Plaza e possui 16 metros de altura e 50 toneladas em aço.

A minha filha aproveitou para fazer uma parada em frente a escultura, e não é que ficou linda!?

 


2. ESCULTURA DE PICASSO

Projetada pelo brilhante Pablo Picasso e inaugurada em 1967, a escultura tem 15 metros de altura e pesa 147 toneladas, e desde sua inauguração passou a ser um marco da cidade.

 


3. MONUMENT WITH STANDING BEAST

Inaugurada em 1984 e rodeada de prédios com arquitetura imponente e moderna, foi criada por Jean Dubuffet.

A escultura de fibra de vidro branca tem 8,8 metros de altura e o monumento é conhecido pelos locais como “Snoopy in a blender” – Snoopy no liquidificador.

 


SKYDECK CHICAGO

 

O Skydeck está localizado no famoso edifício Willis Tower, um edifício de renome mundial e um ícone de Chicago.

Ao chegar no 103º andar (o mais alto deck de observação dos Estados Unidos), a vista panorâmica é de cair o queixo.

O destaque é o THE LEDGE, uma atração inédita que se estende por uma varanda de vidro a mais de um metro do prédio para criar uma experiência inesquecível, o que faz o visitante ter a sensação de flutuar no ar a 412 metros do chão, o que permite uma visão única e desobstruída da cidade.

É de tirar o folego a visão que se tem do alto. É simplesmente fantástico!

O melhor horário para visitar é logo na abertura da bilheteria quando as filas ainda não são quilométricas, ou depois das 17:00hs, quando você consegue ver o pôr do sol e o início da noite, porém, neste horário, se prepare para as filas enormes.

Como estávamos com as crianças, preferimos ir logo no primeiro horário e foi assertivo! Levamos exatamente 30 minutos até chegarmos no 103º andar lembrando que, passamos por várias filas antes de pegarmos o elevador.

É fila para entrar no edifício, fila para comprar o bilhete ou entregar o bilhete já comprado pela internet, fila para vistoria de bolsas e mochilas, e fila para pegar o elevador. É fila pra tudo!

Lá em cima vá direto para as filas das varandas de vidro (sim, as filas continuam e não param) e mesmo a gente indo cedo, demoramos um pouco, mas a experiência vale cada minuto de espera.

 


GRANT PARK

O Grant Park é um enorme parque público localizado no distrito central de Chicago, no Loop. É o lar de alguns dos mais emblemáticos monumentos, eventos, atrações e festivais da cidade.

Dentro ​​do Grant Park está o Millennium Park, o Maggie Daley Park, a Buckingham Fountain, o Art Institute of Chicago e o Museum Campus, os três museus dedicados às ciências naturais, como o Museu de História Natural, o Shedd Aquarium e o Planetário Adler.

Muito parecido com o Central Park de Nova York, o Grant Park é o lar de alguns marcos e diversas atrações. A peça central do Grant Park é a Buckingham Memorial Fountain, construída em 1927 com vistas deslumbrantes do parque à beira do lago.

Grandes festivais são realizados no Grant Park, como o evento mundial de música popular ao ar livre Lollapalloza, e também a famosa maratona de Chicago.

Grant Park continua sendo palco de muitos eventos históricos, no passado, em 1979, Papa João Paulo II fez uma missa ao ar livre para uma grande multidão, já em 2008, Barack Obama estava ali fazendo seu discurso de vitória.

 


MILLENNIUM PARK

Localizado no coração da cidade, o Millennium Park impressiona pelas maravilhas arquitetônicas e passou ser um ponto de encontro espetacular para os visitantes de Chicago.

Inaugurado em 2004, possui uma das mais impressionantes coleções de artes públicas do mundo, como a famosa escultura da artista Anish Kapoor, a Cloud Gate.

1. CLOUD GATE

Símbolo icônico da cidade e a primeira obra do artista britânico Anish Kapoor nos Estados Unidos.

Conhecido pela maioria das pessoas como The Bean, o monumento tem estrutura de aço inoxidável e pesa 110 toneladas, cuja superfície espelhada exibe reflexos dos prédios vizinhos e dos visitantes que caminham ao lado ou por baixo dela.

Tentamos tirar muitas fotos e por vários ângulos, mas ao redor dele são tantos turistas, que infelizmente não gostamos muito das fotos.

No dia seguinte, meu marido teve a feliz ideia de ir cedo para tentar captar a melhor foto, e não é que ele conseguiu!

O resultado das fotos foi fantástico! Ah, o cedo dele foi as 05:30h da manhã, então, se quiser fotos lindas como essa, madrugue no The Bean. 

 


2. CROW FOUNTAIN

São duas torres de 15 metros que projetam imagens faciais de moradores de Chicago.

Durante os dias de verão, os visitantes podem se refrescar nadando no espelho d’água da estrutura, e a cada 5 minutos, jarros de água são lançados da fonte em direção ao chão, o que faz virar uma atração à parte do Millenium.

A beleza e a criatividade da Crow Fountain faz a gente ficar ali sentado admirando horas e horas.

Essa foto é apenas uma montagem que fiz de uma das torres e dá para perceber que a imagem se movimenta, até chegar na ultima parte que o morador faz um biquinho, e ai a água é jorrada por ali.

É bem interessante e contagiante, um lugar que todo mundo para para ver, brincar, filmar e tirar fotos!

 


3. JAY PRITZKER PAVILION

O pavilhão Jay Pretzker é o principal local de música ao ar livre de Chicago, oferecendo mais de 80 shows gratuitos, filmes e outros eventos culturais durante o verão, e tem capacidade de 4.000 assentos fixos e 7.000 pessoas no gramado.

O sistema de som é de última geração e projetado para imitar a acústica de um teatro interno, com uma estrutura de aço que se estende do palco até o gramado, distribui o som igualmente em todo o espaço.

Os moradores adoram se jogar no gramado em frente ao palco, com suas cestas de piquenique, para curtir os shows, que são sempre gratuitos.

Esse projeto foi assinado pelo arquiteto Frank Gehry e com certeza é de tirar o fôlego.

 


4. BP BRIDGE 

É uma ponte com painéis de aço escovado inoxidável de Frank Gehry que complementa o seu Jay Pritzker Pavilion em função e design, criando uma barreira de som entre a sala de espetáculos e o ruído do tráfego da rua, servindo também como passarela para moradores e visitantes de Chicago que conecta o Millennium Park ao Maggie Daley Park.

 


5. FONTE DE BUCKINGHAM

Uma das maiores fontes do mundo construída em 1927 em estilo rococó, com chafariz e formato de bolo de casamento.

A fonte é peça fundamental no Grant Park e funciona sazonalmente, geralmente de maio a outubro, com chafariz de água exibidos a cada 20 minutos.

O lugar é bem gostoso, bonito, rende fotos lindas e fica bem em frente ao lago Michigan.

Minha filha aproveitou para fazer uma parada de mão e a foto ficou legal. Tudo bem que tampou um pouco a fonte rsrsrs, mas tá valendo! A gente curtiu!

 


THE ART INSTITUTE OF CHICAGO

Eleito por quatro anos consecutivos pelo Tripadvisor como A BEST MUSEUM IN THE WORLD, o AIC é um museu de belas artes localizado no Grant Park e leva a fama de ser um dos museus mais importantes do mundo e um dos mais antigos dos Estados Unidos.

Fundado em 1879, possui uma das mais notáveis coleções mundiais do impressionismo e sua coleção diversificada inclui obras de grandes mestres como Van Gogh, Claude Monet, Picasso, Cézanne e Gustave Caillebotte, entre outros.

Foi no AIC que gravaram algumas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o aclamado filme dos anos 80.

São mais de 300 mil peças guardadas pelos dois leões de bronze que encantam os visitantes na entrada do prédio. O museu é tão grande que perde, em tamanho, apenas para o Metropolitan de Nova York.

O AIC tem um aplicativo bem interessante que permite ao usuário escolher o tour que mais se encaixa as suas necessidades, ou seja, você escolhe entre as várias opções disponibilizadas de tours, como por exemplo: um tour mais longo para quem tem bastante tempo dentro do museu, ou um tour mais curto para quem está com crianças, ou até mesmo um tour voltado para adolescente, e depois da opção escolhida, é só seguir o aplicativo que te levará às obras do tour escolhido.

Como estávamos com as crianças, optamos por um tour mais curto, o ESSENTIALS TOUR que indica as 16 obras mais famosas expostas no museu. Fizemos tudo em 2hs e amamos!

 


CHICAGO’S LAKEFRONT TRAIL

 

Um impressionante trecho de 29 quilômetros de extensão, ligando o trecho norte ao trecho sul, percorrendo por 13 bairros, o Lakefront Trail é o queridinho de corredores e ciclistas.

Um lugar delicioso para caminhadas e combinação perfeita das águas azuis do Lake Michigan, parques e skylines da cidade.

 


LAKE MICHIGAN

É o quinto maior reservatório de água doce do mundo e a paisagem ao redor desse gigante lago, é bem de praia no verão.

Os ventos sopram fortes à beira do Lago Michigan que de tão grande até parece mar, e a sua orla é uma das maiores do mundo com 53 km de extensão e dezenas de praias.

 


NAVY PIER

O Navy Pier é uma das principais atrações de Chicago, recebendo mais de 9,3 milhões de visitantes por ano.

Todos os anos ganha vida durante os meses de verão, com entrada franca, acesso à beira-mar e programação pública que abrange todos os interesses.

 

Não faltam atrativos para se divertir no Pier, tanto do lado de dentro como do lado de fora. Tem roda gigante, campo de minigolfe, brinquedos, museus, teatro, cinema IMAX, restaurantes, lojinhas e passeios de barco.

No verão, os restaurantes fazem sucesso com as mesas do lado de fora e vista para o lago e para os prédios. Uma refeição em um dos restaurante da Navy Pier pode ser um momento de apreciação e inspiração.

Separamos um dia para conhecer o Navy Pier e fizemos muitas coisas legais.

Nossas experiências no Navy Pier:

1. MAZE FUNHOUSE – é um labirinto totalmente sensorial de Chicago. As crianças foram e se divertiram muito. É uma atração rápida, +/- 7 minutos, mas o importante é que gostaram. Eu e o meu marido ficamos do lado de fora com vontade de brincar também!

 


2. CRUZEIROS

Existem várias opções e vários preços, e optamos pelo passeio de barco mais curto, o de 45 minutos apenas, e acertamos na escolha!

Estava um dia bem quente, com muito sol, o barco não tem cobertura, e o sol fica em cima da cabeça, mas mesmo assim, o passeio vale muito a pena.

A vista é deslumbrante da cidade de Chicago, o passeio é maravilhoso e vale o custo! E todas as fotos ficaram lindas!

 


3. CRYSTAL GARDENS

O Crystal Gardens é um lindo jardim botânico interno de um hectare. O átrio de vidro de seis andares com teto arqueado de 15 metros possui mais de 80 palmeiras vivas, folhagens exuberantes, luzes cintilantes penduradas e fontes que saltam dançantes.

Ele oferece belas vistas do lago, do horizonte de Chicago e do Navy Pier Ferris Wheel, e ele está localizado a poucos passos da entrada principal do Navy Pier, no segundo andar.

A visita é rápida, não paga nada e rende boas fotos! Vale a pena dar uma passada!

 


4. SHOPPING

De vestuário e acessórios a itens de conveniência, o Pier e seus parceiros oferecem algo para todos.

No Shopping do Pier você encontra de tudo, como a loja Workshop Build-A-Bear, que foi a nossa escolha, onde as crianças podem escolher a pelúcia que desejar, adicionar recheios com vários aromas e sons, e ainda personalizar a pelúcia com roupas e acessórios. A minha filha criou a pelúcia dela e ficou encantada!

Tem também uma excelente praça de alimentação, com várias lanchonetes, e para quem quiser algo mais elaborado, tem os restaurantes como Bubba Gump, Giordano´s e outros.

 


5. RESTAURANTES

O Navy Pier traz a tradição culinária dos bairros de Chicago sob o mesmo teto, desde uma refeição rápida na praça de alimentação até mesmo um restaurante bem gostoso como o BUBBA GUMP SHRIMP CO.

Somos fãs de carteirinha do Bubba e a nossa escolha com certeza foi ele.

 


TEATROS

Prepare-se para mergulhar em várias peças teatrais, são mais de 200 teatros em Chicago e você vai encontrar de tudo, até estreias de musicais da Broadway. De musicais classicos ate dramas e comedias, todo dia é dia de ir ao teatro nessa cidade.

É possível conseguir um ingresso de última hora na bilheteria do teatro, chamado rush ticket, que é vendido por até 70% a menos do preço original.

Infelizmente nos dias que estivemos na cidade não conseguimos ir ao teatro, então, teremos que retornar para Chicago em breve!  Mas a foto do lado de fora do teatro está valendo mesmo assim!

 


CHICAGO RIVERWALK

Uma conquista de 15 anos de planejamento e concluída em 2016 para transformar o Riverwalk em um destino de lazer. Localizado às margens sul do rio Chicago, o Riverwalk estende-se por 1,2 km do Lake Shore Drive até a Lake Street.

Não é só o Lake Michigan que é famoso e merece atenção dos turistas. O Chicago River também é atração mais do que confirmada na cidade, principalmente no verão.

A calçada que acompanha as margens do rio Chicago é o local perfeito para caminhar, andar de bike, tomar um gostoso sorvete ou simplesmente sentar, em algum espaço com gramado, escada ou um restaurante.

Chicago River é o famoso rio esverdeado e ele oferece um passeio lindo com fotos incríveis.

Passeie por sua margem parando nos cafés regionais e observando a paisagem e a arquitetura. Há muito o que fazer aqui, como um passeio de barco ou caiaque, ou sentar-se e tomar sol em uma das cadeiras na própria calçada, ou mesmo andar de bicicleta.

Ao longo do caminho, você vai descobrir muitos lugares gostosos para sentar, descansar ou apenas observar! Cafeterias, vinícolas, bares e músicas ao vivo. Sim, muita musica ao vivo!

Já no rio, as atividades são várias e você vai poder desfrutar do Urban Kayaks, que é um passeio de caiaque, minicruzeiros e até mesmo o Chicago Water Taxi – um taxi fluvial que oferece 7 paradas ao longo do Riverwalk. Um encanto só!

A magia desse lugar é lindo de dia e noite, com visões diferentes em cada turno.

 


COMIDINHAS, a parte boa!

 

1. NUTELLA CAFÉ

Chicago teve a honra de receber o primeiro Nutella Café do mundo, e a gente de imediato colocou na nossa lista para conhecê-lo.

O creme de avelã mais amado do mundo tem no seu cardápio opções deliciosas de salgados, como paninis, saladas e sopas, e claro, as tão esperadas opções doces, que vão desde crepes, croissants, waffle e panquecas, até sorvetes e fondues.

Nós pedimos duas panquecas de Nutella: uma de banana e a outra de morango, e pedimos a parte o sorvete de baunilha. O outro prato é um pão torrado com Nutella e amêndoas.

Os três estavam muito bons, porém achamos um pouco caro, mas mesmo assim, acho que vale a pena conhecer já que o ambiente é bem agradável, bonito e cheira Nutella rsrsrrs.

Para os amantes de Nutella vale sim gastar uns dólares a mais.

 


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *