MELBOURNE

Capital do estado de Victoria, Melbourne é o centro comercial, administrativo, cultural e lazer de todo estado. É uma das grandes cidades multiculturais do mundo, repleta de atrações, desde vielas descontraídas e parques exuberantes até grandes bibliotecas e museus, tudo em volta de uma atmosfera vibrante.

Melbourne é considerada uma cidade acolhedora, extrovertida e confiante, sobre o espírito generoso e inclusivo de seu povo. Valoriza a mudança, respeita o patrimônio, celebra a diversidade e busca um futuro rico, vivo e pacífico.

 


Tivemos a ideia de conhecer MELBOURNE por 03 motivos:

1 – É a capital e a cidade mais populosa do estado de Victória, além de ser a segunda área urbana mais populosa da Austrália, depois de Sidney.

2 – Foi classificada em 2017 pela revista The Economist como a melhor cidade do mundo para se viver, alcançando altos níveis de desenvolvimento em áreas como educação, entretenimento, saúde, turismo e esportes, além de ser classificada como uma das cidades mais habitáveis do mundo desde 2011.

3 – Era fim de ano, era Reveillón, era início do Ano Novo, era verão!

 


O que fazer:

Em todas as ruas e vielas, há muitas lojas, restaurantes e diversas experiências culturais. A cidade é linda, com paisagens incríveis, espaços arquitetônicos e bairros bem charmosos.

Tem o pier e o calçadão de St Kilda, as famosas casas de banho de Brighton, o Zoo de Melbourne, o Jardim Botânico Real e o maravilhoso 12 Apóstolos.


Como se locomover na cidade: 

Melbourne atinge todos os níveis de transportes e nós alugamos um carro para irmos a lugares mais distantes como os 12 Apóstolos, St Kilda e Bringhton, já os lugares centrais utilizamos o bonde, um tipo de transporte público que percorre todo o centro da cidade e bairros mais distantes, além de termos alugado e experimentado as famosas bicicletas azuis.

 

1 – BONDE, o transporte público:

 

 

Melbourne tem a maior rede de bondes do mundo que se estende do centro da cidade para várias outras regiões. Não necessariamente precisaríamos pegar o bonde, mas já que estávamos ali, fomos conhecê-lo e foi bem divertido!

Anote: a viagem de bonde dentro de algumas regiões na cidade de Melbourne é gratuita, no entanto, se a sua viagem começar ou terminar fora da Zona de bonde grátis, você precisará adquirir um cartão pago que se chama “myki”.

O Myki é um cartão inteligente reutilizável que armazena valor para pagar sua tarifa de transporte público, seja de trens, bondes ou ônibus da cidade.

Aonde comprar um myki:

  • Em qualquer loja com uma placa escrito myki;
  • Dica: Todas as lojas da 7-Eleven tem, e elas existem praticamente em cada esquina da cidade;
  • Grandes estações de trem, como a estação Flinders Street e a estação Southern Cross.

Como funciona:

Tudo o que você precisa fazer é tocar no myki reader (nos pontos de entrada e saída das estações de trem e a bordo de bondes e ônibus) no início e final de cada viagem.

Você pode registrar até oito cartões myki ativos em uma conta individual. Por exemplo, uma pessoa pode gerenciar cartões myki para a família ou amigos.

(Para maiores informações sobre horários dos transportes públicos, preços e serviços específicos, visite o site oficial Public Transport Victoria)

 

2 – BICICLETA, um jeito divertido e prático:

 

 

Suba de bicicleta e divirta-se em Melbourne, que se orgulha de ser uma cidade amiga dos ciclistas. Com ciclovias dedicadas e uma impressionante rede de ciclovias on-road, é muito simples passear por Melbourne e conhecer seus locais magníficos.

Antes de ir para a rua, atualize-se sobre o código de conduta da estrada, as regras da estrada e as regras de trânsito.

Pegue um capacete:

Andar de bicicleta sem capacete na Austrália é ilegal. Você pode comprar capacetes por US $ 5 em máquinas de venda automática na Southern Cross Station e na Melbourne University, ou na 7-Eleven.

Melbourne Bike Share, a bicicleta compartilhada. 

A Melbourne Bike Share acredita que se você está na cidade e precisa ir de um lado a outro, a maneira mais rápida pode ser de bicicleta. Basta trazer seu capacete, passar seu cartão de crédito e pegar uma bicicleta pelo tempo que for necessário, seja meia hora, algumas horas ou um dia inteiro. As bicicletas podem ser devolvidas em qualquer uma das estações sinalizadas no centro da cidade.

Tem um aplicativo oficial da Melbourne Bike Share para alugar as bicicletas, permitindo que você desbloqueie as bicicletas diretamente do seu telefone, além de fornecer um mapa com localização de bicicletas e disponibilidade em tempo real. É excelente! Tem para Apple e Android. É só baixar!

Valores:

As taxas são calculadas de acordo com quanto tempo você anda e são cobradas diretamente no seu cartão de crédito.

(Visite o site oficial Melbourne Bike Share para obter mais informações e visualizar o mapa das estações). 

 


Melbourne e a ARTE DE RUA

 

Hosier Lane Street Art

Melbourne é conhecida como uma das maiores capitais de arte de rua do mundo por suas expressões únicas de artes exibidas em locais externos aprovados em toda a cidade.

A arte de rua de Melbourne é reconhecida internacionalmente e oferece um banquete de cores, ideias e energia.

Tornou-se uma atração para os visitantes locais e estrangeiros que experimentam o ambiente criativo de Melbourne.

Para ver algumas das melhores obras de arte da cidade, dirija-se aos seguintes locais.

  • Pista de AC / DC e lugar do pato
  • Pistas de Hosier e Rutledge
  • Centro
  • Flinders Court
  • Union Lane
  • Lugar Presgrave
  • Russell Place
  • Beco de Croft
  • Ruas de Stevenson e Tattersalls
  • Pistas de Drewery e Sniders
  • Caledonian Lane
  • Esquina 361 Little Bourke Street e Rankins Lane
  • Finlay Lane
  • Atrás da esquina das ruas Queen e Franklin
  • Blender Lane

FEDERATION SQUARE

 

 

A Federation Square tornou-se o coração e a alma de Melbourne. Esta praça moderna é o grande lar de grandes atrações culturais, eventos de classe mundial, experiências de turismo e uma variedade de restaurantes, bares e lojas especializadas.

Desde a inauguração em 2002, a Federation Square já teve mais de 100 milhões de visitas, posicionando-a como uma das atrações mais visitadas por visitantes interestaduais e internacionais, e um destino adorado pelos habitantes locais.

A Federation Square recebe mais de 2.000 eventos todos os anos, com festivais culturais, exposições, lançamentos de eventos, performances, fóruns, filmes, shows e desfiles de moda. A vida na Federation Square é tão rica que com certeza haverá algo excitante acontecendo sempre que você visitar.

Uma nova tela de LED digital de cinco andares foi adicionada à Federation Square em agosto de 2018, envolvendo o lado norte e leste do edifício Transport. A tela exibe programas de arte, eventos e atividades culturais e transmissões ao vivo de eventos esportivos nacionais e internacionais.

(Visite o site oficial Federation Square para maiores informações, programações, horários e endereço).

 


ACMI

 

 

ACMI (Australian Centre for the Moving Image) é o mundo do cinema, televisão, cultura digital e arte na exposição gratuita e permanente da ACMI.

Casa dos melhores e mais populares festivais de cinema de Melbourne, grande cinema australiano e internacional, vencedores de prêmios populares e amantes de clássicos de culto, a ACMI apresenta um calendário anual incomparável.

Visite a ACMI Shop ou o Café e Bar ACMI com vista para a Federation Square.

(Visite o site oficial ACMI para outras informações, horários e endereço).

 


FLINDERS STREET STATION

 

 

Antes da Federation Square receber as honras,  a Flinders Street Station era o local de encontro favorito de Melbourne.

Flinders Street Station é a estação de trem mais antiga da Austrália, e com sua fachada distinta e cúpula de cobre verde é um ícone da cidade.

A Flinders Street é a estação de trem suburbana mais movimentada do hemisfério sul, com mais de 1.500 trens e 110.000 passageiros passando por cada dia. Listada no Victorian Heritage Register, sua plataforma principal de 708 metros é a quarta maior plataforma ferroviária do mundo.

(Visite o site oficial Flinders Street Station para outras informações, horários e endereço).

 


ST PAUL´S CATHEDRAL

 

 

Em frente à Federation Square, no cruzamento mais movimentado de Melbourne, a neo-gótica St Paul’s Cathedral é um marco de Melbourne, construído entre 1880 e 1931.

Desenhado por William Butterfield, a arquitetura da catedral é descrita como transicional gótica, combinando os estilos inglês primitivo e gótico decorativo. Os destaques incluem a fina alvenaria policromática, pisos e mosaicos estampados, alvenaria de pedra, telhado de madeira e paredes de azulejos.

 


BIBLIOTECA ESTADUAL DE VICTORIA

 

 

Um marco cultural e ícone de Melbourne, a Biblioteca Estadual é um magnífico edifício do século XIX, com alguns dos mais belos interiores de herança da cidade.

As coleções da Biblioteca Estadual incluem mais de dois milhões de livros, centenas de milhares de fotos, jornais, mapas e manuscritos, e massas de áudio, vídeo e material digital – todos refletindo a cultura de Victoria nos últimos 150 anos.

Você também pode desfrutar de obras de arte fabulosas e exposições, visitando uma das galerias gratuitas: a Galeria Keith Murdoch, Cowen Gallery e Dome Galleries.

 


SHRINE OF REMEMBRANCE

 

 

O Santuário da Memória é um dos marcos mais importantes e significativos de Melbourne, honrando o serviço e sacrifício de homens e mulheres australianos que serviram em operações de combate armado e de manutenção da paz.

Dedicado em 1934 para comemorar os veteranos da Primeira Guerra Mundial, o Santuário da Memória é um local para compartilhar e preservar histórias importantes sobre guerra, paz, serviço e lições aprendidas.

Visite as Galerias da Memória com exposições especiais e exposições ilustrando as experiências dos australianos em guerra e em operações de manutenção da paz, desde a pré-federação até os dias atuais.

Outras características famosas do Santuário incluem a Chama Eterna no Pátio e o Homem com a escultura de bronze do Burro. Rodeado por 13 hectares de parque paisagístico em Kings Domain, o Santuário oferece magníficas vistas panorâmicas da cidade.

 

 

(Visite o site oficial Shrine of Remembrance para outras informações, horários, tickets e endereço).

 


ROYAL BOTANIC GARDENS

 

 

Uma das coisas mais amadas de Melbourne são seus pitorescos parques, jardins e espaços verdes, que têm uma história colorida para contar.

Estabelecidos em 1846, os jardins se estendem por 36 hectares e exibem uma coleção incrivelmente diversificada de mais de 50.000 plantas de todo o mundo, incluindo espécies raras e ameaçadas.

Considerado um dos melhores exemplos de jardins paisagísticos da era vitoriana no mundo, o Royal Botanic Gardens hospeda eventos durante o ano todo, piqueniques, casamentos e passeios.

O Royal Botanic Gardens é uma das atrações turísticas mais populares de Victoria, com mais de 1,5 milhão de visitantes por ano.

 

 

Depois de passearmos e caminharmos pelo parque num dia lindo de sol, paramos no café The Therrace, no coração do Royal Botanic Gardens.

É um lugar bem gostoso, comidinhas deliciosas, lugar bem espaçoso e a vista é de frente para o lago. No menu há seleção de chás, cafés, bebidas, wraps, pãezinhos e baguetes.

Todos os dias na parte da tarde, o terraço do The Royal Botanic Gardens oferece um High Tea, um serviço diferenciado com vinhos, espumantes e uma seleção de doces e salgadas deliciosos.

Anote: é imprescindível fazer reserva, e para os fins de semana, a reserva deve ser feita até às 15h da sexta-feira. Lugar bem disputado!

Infelizmente não tínhamos tempo para o High Tea, então tomamos apenas um café simples pela manhã. Não foi necessário fazer reserva e o lugar estava bem tranquilo perto das 10:30hs.

Para nós foi gostoso e aconchegante, e o mais importante foi aproveitar os momentos em família, jogar conversa fora e apreciar uma bela vista.

 


ZOO MELBOURNE

 

 

Mais de 250 espécies de todo o mundo podem ser encontradas nos cenários paisagísticos do Zoo Melbourne, a apenas cinco minutos do centro da cidade.

Passeie pelas exuberantes florestas tropicais asiáticas e africanas, mata australiana e até debaixo d’água!

Você encontrará tigres, macacos, elefantes, orangotangos e muito mais. Desça a trilha do mato para ver a vida selvagem australiana única e, em seguida, mergulhe no mundo subaquático para ver os pequenos pinguins e focas australianas de Victoria.

Como estávamos com as crianças e eles amam animais e zoológicos, julgamos ser um passeio indispensável, porém, vale ressaltar que neste zoológico não há entretenimentos com cangurus e coalas, o que as crianças estavam esperando demais. Tivemos o contato com esse tipos de animais específicos da austrália no Zoo de Brisbane. Confere lá.

(Visite o site oficial Zoo Melbourne para maiores informações, tickets, horários e endereço).

 


MELBOURNE CRICKET GROUND

 

 

Tradição e herança definem o Melbourne Cricket Ground (MCG), considerado o lar do esporte em Victoria e o principal estádio esportivo da Austrália, com capacidade para 100.024 pessoas.

O icônico estádio recebe jogos de críquete desde 1853, recebeu os Jogos Olímpicos em 1956, os Jogos da Commonwealth em 2006 e já assistiu a muitos eventos importantes em toda a história de Melbourne.

A cerca de 10 minutos a pé do centro da cidade, o MCG está aberto todos os dias do ano para eventos, turistas e o público em geral.

Vale a pena separar um fim de tarde para assistir a um jogo de Cricket e aprender um pouco desse esporte. Nós fomos conferir e adoramos!

(Visite a página oficial do MCG para informações, horários de jogos e compras de tickets).

 


GREAT OCEAN ROAD 

 

 

A Great Ocean Road é uma estrada que margeia a costa sul do país, na beira do Pacífico. Só por essa localização já dá para se convencer de que é um estrada cênica das mais bonitas do planeta. O mais legal é dirigir por ela, parando aonde quiser para ver florestas, penhascos à beira mar e muitas praias.

Se você não se dá muito bem com a direção na mão inglesa, fique tranquilo: tem várias agências e operadoras que organizam passeios de um dia saindo de Melbourne.

A Great Ocean Road inicia na cidade de Torquay e segue para a cidade de Allansford, em um percurso de 244 km, entretanto, não há necessidade de percorrer toda ela, basta chegar aos Doze Apóstolos e você voltará feliz para Melbourne.

É um desperdício não conhecer a Great Ocean Road para quem está hospedado em Melbourne, e nós separamos um dia para conhecer essa maravilhosa e imperdível estrada que te leva até o maravilhoso Doze Apóstolo.

Realmente a Great Ocean Road é magnífica, é linda, é de tirar o folego! Ela lembra muito a Highway 1 da Califórnia, então, você já deve estar imaginando como ela é.

 

Percurso  até os Doze Apóstolos 

 

 

Não é um bate e volta tão rápido, saímos bem cedo de Melbourne e retornamos de noite. Levamos exatamente 7 horas de carro pela Great Ocean Road até chegarmos nos Doze Apóstolos, e quando chegamos, ficamos cerca de 1:30 nos Doze Apóstolos e retornamos para Melbourne. Parece coisa de louco fazer isso rsrsrs, mas vale sim muito a pena!

Nesse trajeto de quase 7 horas fizemos inúmeras paradas, tiramos muitas fotos, almoçamos, molhamos os pés nas praias e até brincamos de encontrar coalas no Kennett River.

 

KENNETT RIVER 

 

 

O Kennett River está localizado a duas horas e meia de Melbourne, no meio do trecho mais espetacular da internacionalmente famosa Great Ocean Road, a meio caminho entre Lorne e Apollo Bay.  Tem uma praia segura e intocada e é bem conhecida pelos surfistas locais para a prática do surf.

É um ótimo lugar para ver pássaros nativos, incluindo papagaios e outros animais. É uma área bem popular de coalas, e tem até uma floresta temperada tropical com árvores enormes e com diversos coalas dormindo ou escalando árvores.

Quando descobrimos que no Kenneth River haviam coalas pela floresta, resolvemos nos aventurar e fazer uma pausa para encontrá-los.

Foi diferente e interessante, conseguimos entrar na estrada de terra onde está localizada a famosa floresta dos coalas, e esse percurso pode-se fazer de carro (como nós fizemos) ou a pé (vimos grupos de pessoas fazendo o caminho a pé).

Os coalas praticamente se escondem no topo das árvores, e é difícil encontrá-los. Vimos uns 12 coalas e para nós foi gratificante ver os nossos filhos felizes e alegres por verem aqueles coalas, mesmo de longe.

Nota: Se você estiver viajando com crianças e estiver na Great Ocean Road e nunca viu coalas na vida, vale a pena passar no Kenneth River e se divertir um pouco nesse ambiente de animais e florestas. Caso contrário, pode seguir a estrada e fazer uma pausa em Apollo Bay, cidade praiana e com belos restaurantes.


TWELVE APOSTLES

 

 

Um dos destaques mais conhecidos da Great Ocean Road são os Doze Apóstolos. Situado no Parque Nacional de Port Campbell, as enormes estruturas de pedra calcária que se elevam a 45 metros acima do tempestuoso Oceano Antártico, deixam seus visitantes maravilhados com seu tamanho e beleza.

Por trás das sete pilhas restantes que compõem os Doze Apóstolos (seis caíram desde a sua descoberta) são falésias majestosas, com cerca de 70 metros de altura. A sétima pilha está localizada a vários metros de distância da esquina da plataforma de observação principal.

Originalmente, havia oito pilhas de pedras quando batizaram os Doze Apóstolos, no entanto, uma das pilhas desmoronou dramaticamente em julho de 2005.

Como chegar

Os 12 Apóstolos estão localizados a 275 quilômetros a oeste de Melbourne, aproximadamente a quatro horas de carro ao longo da Great Ocean Road.

Nós fizemos um bate e volta de Melbourne para os Doze Apóstolos. As quatro horas de carro, viraram 6 horas, pois paramos para almoçar. Depois retornamos para Melbourne por uma outra estrada bem mais curta de aproximadamente 3 horas.

A pergunta é: Vale a pena conhecer os Doze Apóstolos? Sim! Vale muito a pena conhecer os Doze Apóstolos pelo caminho que não é o mais curto entre as cidades, mas, com vistas exuberantes percorrida pela Great Ocean Road.

Plataforma de observação

Há 04 plataformas de observações nos Doze Apóstolos e a área principal fica a 280 metros de distância do estacionamento.

No caminho, pare e visite o Centro dos Doze Apóstolos antes de iniciar o passeio para ver a incrível costa dos Doze Apóstolos. O Centro oferece histórias de patrimônio cultural, lanchonete, banheiros e mapa do caminho das plataformas.

A principal área de visualização designada dos Doze Apóstolos tem uma escada que leva do caminho até a plataforma de observação. Há sinalização de informação ao longo do caminho e na própria área de visualização. A segunda plataforma de observação está localizada a aproximadamente 180 metros ao longo do caminho principal, e a terceira plataforma oferece vistas dos Doze Apóstolos e da praia Gibson Steps.

A quarta plataforma de visualização tem uma parede de concreto de segurança, e não fomos até ela por causa das crianças que estavam muito cansadas. Todas as plataformas oferecem vistas amplas de tirar o fôlego! Aproveite!

 

 

De volta para Melboune

O retorno é bem tranquilo, menos de 3 horas até Melbourne. Voltamos por uma outra estrada que desvia por dentro de algumas cidades, e foi muito compensador, pois já estava de noite e as crianças cansadas, e chegamos bem mais rápido em Melbourne do que voltar pela Great Ocean Road. Mas lembre-se, esse caminho só vale a pena se você fez a ida pela Great Ocean Road!

 


ST KILDA

 

 

St Kilda é uma região bem gostosa com a praia mais famosa de Melbourne, a St Kilda Beach. Ela fica apenas 6 km de distância da região central de Melbourne.

A região de St Kilda tem vários restaurantes, bares e lojinhas para fazer compras, um píer lindo e o parque de diversões chamado Luna Park. Para quem não faz questão de ficar no centro da cidade, esse é um ótimo local para se hospedar.  

A praia e o calçadão ao longo dela são os principais destaque dessa região, e caminhando pela orla, você observará um píer, St Kilda Pier. 

Além disso, em toda extensão da praia tem bikes de aluguel, onde você aluga pelo tempo que quiser. É muito prático e gostoso! Vale a pena!

 

 


BRIGHTON BEACH

 

 

Brighton Beach é mundialmente conhecida por sua Dendy Street Beach, as famosas caixas de banho coloridas que margeiam a praia e que dão uma beleza diferente no visual. No total são 82 caixas de banho e são um dos ícones turísticos de Melbourne, e o legal é que Brighton Beach fica a apenas 11 km de distância de Melbourne.

As caixas compartilham uma uniformidade de tamanho e construção e todos mantêm sua arquitetura da era vitoriana, como molduras de madeira e telhados de ferro. As caixas de banho só podem ser adquiridas por residentes que pagam taxas locais. 

 


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *