SÃO FRANCISCO

Com cerca de 43 colinas, San Francisco fica na ponta de uma península margeada pelo Oceano Pacífico a oeste e pela baía de São Francisco a leste. É uma cidade compacta e boa parte de sua região central pode ser conhecida a pé. As colinas provocam subidas cansativas, mas são ótimos pontos de referência e propiciam vistas magníficas.

QUANTOS DIAS SÃO NECESSÁRIOS

Mínimo de três dias inteiros. San Francisco é linda demais e a vontade é de ficar mais e mais dias nessa cidade encantadora.  

Nós conciliamos San Francisco com Los Angeles, Grand Canyon, Yosemite National Park, Death Valley e Las Vegas – um roteiro de tirar o fôlego!

NOSSO ROTEIRO

(Se quiser saber sobre cada cidade e lugar que visitamos, basta clicar no nome da cidade acima, e você será direcionado para a página).

OS BONDES DE SAN FRANCISCO

O sistema de bondes a cabo foi lançado em 1873 e ele foi criado para transportar pessoas pelas íngremes ladeiras da cidade.

Diariamente forma-se uma enorme fila no início da Powell Street, de onde partem bondes para três destinos em San Francisco e são cerca de quarenta carros que circulam em pequenos intervalos, levando os visitantes para passeios com vista para a San Francisco Bay, o centro financeiro e a ilha de Alcatraz.


PIER 39

Reformado em 1978 para parecer uma pitoresca vila de pesqueira de madeira, o Pier 39 abriga lojas, mercearias, restaurantes, diversões, artistas de rua e muitas outras coisas boas.

Chegamos em San Francisco no dia 04 de julho – Dia da Independência dos Estados Unidos, e corremos para o Pier 39 aonde teriam fogos de artifícios e uma festa linda para comemorar este dia tão importantes para eles. E que festa linda! A cidade parou para ver todos os espetáculos e para aplaudir esse marco histórico.


LOMBARD STREET

Com uma inclinação natural de 27°, esta colina se mostrou muito íngreme para veículos. Nos anos de 1920, o trecho da Lombard Street perto do topo da Russian Hill foi remodelado. A inclinação foi atenuada por oito curvas.

Hoje a Lombard Street é conhecida como “a rua mais sinuosa do mundo”. Os carros só podem descer a ladeira a uma velocidade de 8km/h, enquanto os pedestres usam as escadas. De cima da colina as vistas de São Francisco são espetaculares.


ALAMO SQUARE

A mais fotografada sequência de casas vitorianas da cidade, fica 68 metros acima do Civic Center, proporcionando vistas privilegiadas para o City Hall e os arranhas céus do Centro.

As “Seis Irmãs” – casas em estilo Rainha Ana aparecem em vários cartões-postais. O local foi tombado pelo patrimônio municipal.

A foto está marcando apenas “Quatro Irmãs, pois as outras duas estavam em reforma na época que fomos.


GOLDEN GATE

Cartão postal de San Francisco e ponto turístico mundialmente famoso, a Golden Gate é a terceira maior ponte suspensa do mundo com seis pistas para veículos e uma passarela para pedestres.

Visitamos a Golden Gate por dois dias consecutivos com uma missão um pouco difícil: fazer uma selfie com o mínimo de neblina, lembrando que a neblina faz parte dela rsrsrs.

A primeira vez, a neblina cobriu toda a ponte, já na segunda tentativa conseguimos a tão esperada foto – o céu estava limpo e sem nenhuma neblina.

VOCÊ SABIA?

A Golden Gate pode ser cruzada a pé ou de bike. A travessia tem mais ou menos 3km e existem várias empresas que alugam bicicletas nas redondezas. Mas atenção, o vento é forte em alguns trechos, então é preciso tomar cuidado. Algumas das opções para quem quer alugar uma bike são a Blazing Saddles, a City Ride Bike Rentals e a The San Francisco Bike Hut.

ALGUNS DADOS CURIOSOS

Ela tem 2.737 m de comprimento e, em seu ponto mais alto, tem 227 m. A altura de seu vão livre é de 67 m. Ela foi inaugurada em 27 de maio de 1937. A ponte começou a ser construída em 1933 e demorou quatro anos para ser concluída. Na época, o custo da obra foi de US$ 35 milhões. Estima-se que hoje custaria US$ 1.2 bilhão para ser erguida.

MELHOR LUGAR PARA FOTO

O Battery Spencer foi por muito tempo um dos principais pontos de proteção de São Francisco. Espécie de forte, foi usado até a Segunda Guerra e hoje é um dos melhores lugares para admirar a vista da ponte famosa. Há poucos lugares para estacionar e é preciso subir um morrinho. A vista é maravilhosa.


ILHA DE ALCATRAZ

Apelidada de The Rock (A Rocha), ela fica a 5 km a leste da Ponte Golden Gate e a menos de 2 km da costa de San Francisco.  

Esta pequena ilha já foi um forte, uma prisão militar e uma penitenciária federal de segurança máxima. Em 1969, os índios de todas as tribos ocuparam Alcatraz por 19 meses em nome da liberdade e dos direitos civis dos indígenas americanos, e hoje, a Alcatraz integra a Golden Gate National Recreation Area.

A visita a Alcatraz te leva a conhecer a história do Al Capone, um gangster condenado em 1934 por sonegação de imposto de renda. Passou boa parte da sentença de cinco anos numa solitária de Alcatraz e saiu da prisão com problemas mentais.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. Como concessionária oficial do Serviço Nacional de Parques, a Alcatraz Cruises oferece várias opções de passeios pela Ilha de Alcatraz, desde experiências profundas, nos bastidores, até visitas diárias à Ilha de Alcatraz. Sua visita à Ilha de Alcatraz inclui transporte de ida e volta e o premiado “Making Time: O Alcatraz Cellhouse Audio Tour”.
  2. O premiado tour de áudio Cellhouse, está disponível em Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Mandarim, Português, Russo e Espanhol.
  3. Os ingressos estão disponíveis para compra com 90 dias de antecedência. A compra antecipada é altamente recomendada.
  4. Política de Idade – Adulto- 18-61 / Junior- 12-17 / Senior- 62+ / Child- 5-11
  5. Menores de 18 anos não estão autorizados a visitar a Ilha de Alcatraz sem o acompanhamento de um adulto.
  6. Pacotes para famílias estão disponíveis apenas para o Early Bird e Day Tours. O Family Pack inclui 2 ingressos adultos e 2 crianças (com idades entre 5 e 11 anos).
  7. Se reservar uma excursão para um grupo de 15 pessoas ou mais, entre em contato com o Departamento de Serviços do Alcatraz Cruises Group pelo e-mail: groups@alcatrazcruises.com
  8. Você pode ficar na Ilha de Alcatraz o quanto quiser, mas reserve pelo menos três (3) horas para ir à ilha, faça o passeio de áudio do Cellhouse, explore o restante da ilha e suas exposições históricas e retorne via balsa até o píer. 33 Aterragem de Alcatraz.
  9. É recomendável que você chegue pelo menos meia hora antes da hora de sua partida.

VALE MESMO A VISITA?

Vale mil vezes! É impressionante a história de Alcatraz e parece que você está na cena de um filme. Você ouve o áudio ao mesmo tempo que você passa por todos os lugares da prisão.

É um lugar cheio de histórias, de marcas, de passado, de angústia, e de total fascinação. Tal realismo foi conseguido porque algumas celas retratam a vida dos prisioneiros da época. É incrível andar pelos corredores, ver onde Al Capone ficou preso, ouvir os tiros no audioguia, ouvir ruídos e ouvir as vozes. Não há dúvidas de que a história de Alcatraz e seus prisioneiros ainda vivem naqueles corredores.

Além disso, a localização de Alcatraz é privilegiada, é possível ter, ao longo da viagem, um dos melhores panoramas da cidade.

Vá e compre o ingresso antecipadíssimo!  

Dica: Antes de você ir para lá, assista o filme “A Rocha” ou “Fuga Impossível”. Ambos são antigos e relatam sobre a história e fuga de Alcatraz. Eles são sensacionais.

Esta cela é a mais famosa por causa do boneco deitado na cama. O boneco foi usado como artifício para alguns presos fugirem.


DE SAN FRANCISCO PARA LOS ANGELES

DE CARRO

Essa rota é maravilhosa e se você puder seguir para Los Angeles de carro, você não irá de arrepender.

Viaje pela rota que abraça a costa da Califórnia, proporcionando acesso a ciprestes varridos pelo vento, penhascos envoltos em nevoeiro e a arrebentação do Oceano Pacífico. Passeie pela Highway 1, passando pelas mansões de Pebble Beach na icônica 17 Mile Drive. Aproveite o tempo livre para explorar Monterey, onde você pode passear pela Cannery Row de Steinbeck ou visitar o famoso Monterey Bay Aquarium. Navegue pelas sofisticadas boutiques de Carmel-by-the-Sea e tenha um vislumbre dos campus de tecnologia do Vale do Silício no caminho de retorno a São Francisco.

QUANTOS DIAS

O caminho é longo, difícil fazer num único dia, mas não é impossível e nós fizemos os 730 km num único dia. Se você puder, vale a pena explorar melhor essa região, tem cidades lindas no decorrer desse percurso. No nosso caso, não tínhamos mais dias disponíveis e aqui era o fim das nossas férias. Fizemos esse trajeto com algumas paradas, mas seguimos direto para dormir em Los Angeles, já que no dia seguinte era o nosso retorno para o Brasil. 

QUAL O MELHOR CAMINHO: de San Francisco à Los Angeles ou vice-versa?

Essa estrada é tão maravilhosa que talvez isso seja apenas um detalhe, mas existe uma lógica para fazer San Francisco a Los Angeles – do norte ao sul – é pelo simples fato do mar e toda a paisagem estar do lado direito da estrada. O acesso para você fazer aquelas paradas inesperadas no caminho fica bem mais fácil nesse sentido. A maioria dos mirantes e principais parques ficam de frente para o mar.

PACIFIC COAST HIGHWAY ou simplesmente Highway 1

A Highway 1 liga San Francisco à Los Angeles (ou vice-versa) num percurso de 730 km. Essa estrada é uma das mais famosas do mundo e ela percorre lugares incríveis do Estado da Califórnia, sendo um dos roteiros mais procurados pelos viajantes.

Das 33 pontes construídas com a Highway One, chega a famosa Ponte Bixby Rainbow, em Big Sur, que conhecemos em vários filmes e comerciais.  

O ENCANTADOR BIG SUR – Monterey

O espetacular cenário costeiro do Big Sur na região central da Califórnia rende um dos roteiros de carro mais sensacionais do mundo, com mais de 110 km de enseadas rochosas e belas praias. Dirija com cuidado, pois a estrada tem muitos desvios e curvas fechadas.

O elemento mais fotografado em toda a costa panorâmica do Big Sur é a Bixby Bridge, de um só arco, é uma obra-prima de engenharia e um marco clássico.

A beleza da costa da Califórnia é mais diversificada ao longo do sul de Monterey, uma cidade litorânea e porto pesqueiro famoso por seu aquário de nível internacional.

Siga pela Pacific Coast Highway (SR1) enquanto ela serpenteia por praias, cruza cânions costeiros e passa em promontórios sob montanhas acidentadas. Pelo caminho, há pousadas aconchegantes, florestas de sequoia, colônias de lontras-do-mar e viveiros de elefantes-marinhos. Não perca o Hearst Castle, todo de pedra, uma das grandes atrações turísticas da Califórnia.

ELEPHANT SEAL VISTA POINT

O viveiro de elefantes-marinhos em Piedras Blancas se estende por 10 quilômetros de praia na costa central da Califórnia. As melhores áreas de observação estão localizadas a 160 km ao sul de Monterey, a 8 km ao norte do Hearst Castle State Historical Monument em San Simeon. Eles estão a 2,4 km ao sul de Point Piedras Blancas. 

As áreas de observação estão abertas todos os dias do ano, são acessíveis para cadeiras de rodas e totalmente gratuitas. Nenhuma reserva é necessária. Basta encostar o carro e observar.

São muitos elefantes-marinhos

17-MILE DRIVE

Uma das estradas mais belas da América do Norte, a 17- Mile Drive rodeia enseadas de areia branca, com lontras-do-mar e ciprestes. Reserve duas horas para dirigir pela 17- Mile Drive, fazendo paradas no caminho para apreciar a vista.

A área é frequentada por milionários que ali construíram casas gigantescas e sedia quatro campos de golfe para campeonatos.

Se estiver em Monterey e quiser entrar na 17-Mile Drive, basta colocar no GPS o endereço 17 Mile Dr, Del Monte Forest, CA 93950 para chegar ao Pacific Grove Gate. Quem parte do Monterey Bay Aquarium, deve seguir pela David Ave, dobrar à esquerda na Sunset Dr e, após algumas curvas, virar à esquerda na 17-Mile Drive, seguindo a rua até encontrar o Pacific Grove Gate.

Ali perto tem o famoso Lone Cypress, tema de muitos cartões-postais e considerada a árvore mais fotografada da América do Norte por sua localização isolada. De pé em uma encosta de granito na 17-Mile Drive, esta árvore tem cerca de 250 anos e ela significa para a Península de Monterey o que as pirâmides são para o Egito e o que a Torre Eiffel é para Paris.


CONCLUSÃO

Juntar Los Angeles + Califórnia + Las Vegas + Grand Canyon + Yosemite + San Francisco foi sensacional! Se você ainda não leu a matéria sobre todos estes lugares, corre para ler aqui no nosso blog. Esse roteiro foi umas das viagens mais incríveis que já fizemos!


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *