WASHINGTON, D.C.

A 365 km de distância de Nova York, a fama de DC não vem só por ela ser o endereço oficial de Donald Trump e dos principais congressistas do país. Sua popularidade está diretamente ligada aos museus, galerias, zoológicos e centros de estudos, e o mais legal é que boa parte das atrações são gratuitas.

A força intelectual se funde ao projeto da capital em si – fundada em 1790, nasceu para ser planejada, arborizada, limpa e linda – e segue assim, fiel ao plano inicial. E apesar da sua alma política, não é uma cidade presa a burocracias, pelo contrário, tem bairros charmosos, comida boa e monumentos e memoriais que não deixam o passado ser esquecido.

QUANTOS DIAS

Fizemos um bate e volta saindo de NY e foi bem corrido. Tudo depende dos dias disponíveis que você tem. No nosso caso tínhamos apenas um dia e então compramos o bilhete de trem bem cedo e voltamos bem de noite. O ideal para não ficar tão cansativo é dormir pelo menos uma noite, mas se você estiver com os dias ocupadíssimos em NY, faça como a gente, faça um bate e volta e você aproveitará muito também.

COMO CHEGAR

Partindo de NY, você consegue chegar de trem, avião, ônibus ou carro alugado. De trem é a melhor opção por ser mais rápido que ônibus e carro e por ser mais barato que avião. São cerca de três horas e meia, e tem um trem um pouco mais rápido que leva menos de três horas.

É longe para um bate e volta, mas comprando o bilhete bem cedo e voltando bem de noite, o trem é bem confortável e dá para você descansar bastante no trajeto da ida e da volta.

A empresa Amtrak tem trens com várias saídas diárias partindo da Penn Station e da Grand Central Terminal até a Union Station em Washington.

COMO SE LOCOMOVER

DC é muito boa para caminhar e pedalar e não tem como se perder. As ruas são nomeadas a partir de um esquema de letras e números, e são cortadas por avenidas com nomes de outros estados americanos. Carro é totalmente dispensável e o metrô atende bem o centro e os bairros mais afastados. Outra opção é o ônibus DC Circulador que roda nos principais bairros e pontos turísticos.

Alugar uma bike ou segway torna o giro bem mais compacto, ainda mais porque é uma área totalmente plana.

O QUE FAZER

Você olha aquele gramado verde da cidade e dá vontade de sair correndo e depois de se jogar ali uns minutos para descansar antes de começar a bater perna de novo. Esse imenso jardim que vai do Lincoln Memorial até o Capitólio é o espetacular National Mall. É exatamente nesse ponto que começa o passeio pela capital.


NATIONAL MALL

O National Mall é o parque nacional mais visitado da América, onde o passado, o presente e o futuro se reúnem. Os monumentos e memoriais deste parque homenageiam antepassados e heróis americanos que pagaram o sacrifício máximo em serviço a este país.

Mas o National Mall é muito mais que uma lição de história através de memoriais feitos de pedra. A leste do Monumento a Washington encontram-se museus de classe mundial, como o Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana, a mais nova adição à impressionante linha de museus do Mall.

Faça uma pausa para recordar e aprenda sobre a fragilidade da liberdade no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, interprete o significado das obras originais de Da Vinci e Van Gogh na Galeria Nacional de Arte, suba à estratosfera no Museu Nacional do Ar e Espaço ou escolha sua própria aventura dos muitos outros museus da Smithsonian Institution.

Passeie pelas amplas avenidas arborizadas para pedestres e aprecie a história e o cenário do jardim da América ou admire o cenário durante o conforto de um Big Bus Tour. Sempre há algo para ver e fazer, já que o Mall recebe eventos de todos os tamanhos quase todas as semanas.


LINCOLN MEMORIAL

Um eterno favorito dos visitantes, o Lincoln Memorial fica no extremo oeste do National Mall, um monumento neoclássico ao 16º presidente dos Estados Unidos.

Uma estátua de Abraham Lincoln, de 7 metros de altura, fica de frente para a Piscina Refletora e o Monumento a Washington. O Lincoln Memorial foi o lar de muitos momentos marcantes da história americana, como o discurso de Martin Luther King, Jr: “Eu tenho um sonho” nos degraus do Lincoln Memorial diante de 250.000 participantes.

As escadas externas te levam ao interior do Memorial junto a uma citação memorável escrita na parede: “In this temple, as in the hearts of the people for whom he saved the Union, the memory of Abraham Lincoln is enshrined forever.” Abaixo da citação, está a estátua do Presidente Lincoln.


THOMAS JEFFERSON MEMORIAL

Esta joia no National Mall é dedicada a Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos EUA e autor da Declaração de Independência. Foi projetado como uma versão menor do Panteão de Roma, uma adaptação da arquitetura neoclássica preferida do Thomas Jefferson. 

O Thomas Jefferson Memorial é bem bonito e abriga em seu interior uma estátua de bronze de nove metros de altura do próprio Jefferson.


WASHINGTON MONUMENT

Construído para homenagear George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, o Monumento de Washington (Obelisco) já foi o edifício mais alto do mundo e é uma das estruturas mais reconhecíveis do país.

O obelisco elevou recentemente as expectativas para os visitantes com um novo elevador de última geração que moverá eficientemente milhares de visitantes diariamente até o convés de observação. Parte do que torna a viagem no elevador tão histórica é que ela oferece um vislumbre das paredes internas, revestidas de pedras que comemoram George Washington, colocadas por estados, grupos cívicos e outros.

Mantido pelo National Park Service, o Washington Monument está localizado no centro do National Mall, entre o Capitólio dos EUA e o Lincoln Memorial.

A maneira mais fácil de chegar ao monumento é pegar o metrô. As duas estações de metrô mais próximas são Federal Triangle e Smithsonian, ambas nas linhas Blue, Orange e Silver. Se estiver viajando de ônibus, siga a rota National Mall do DC Circulator ou siga as rotas Metrobus 32, 34 ou 36. Se estiver dirigindo, o estacionamento para visitantes está disponível na Ohio Drive, entre os memoriais Lincoln e Jefferson. Observe que o estacionamento na rua geralmente é limitado perto do National Mall.


CAPITÓLIO

O Capitol Visitor Center é a entrada principal do Capitólio dos EUA e está localizado abaixo da praça da frente leste do Capitólio, entre as avenidas Constituição e Independência. O Centro de Visitantes está aberto das 8h30 às 16h30, de segunda a sábado, e as visitas guiadas ao Capitólio estão disponíveis de segunda a sábado, das 8h50 às 15h20. Os passeios são gratuitos, mas são necessários ingressos.

O Capitol Visitor Center também possui um restaurante com 500 lugares, duas lojas de presentes e um salão de exposições que conta a história do Congresso dos EUA e do Capitólio.

Para mais informações acesse: www.visitthecapitol.gov


WORLD WAR II

O Memorial Nacional da Segunda Guerra Mundial honra o espírito e o sacrifício dos 16 milhões de homens e mulheres que serviram no exterior e dos mais de 400.000 que morreram. O memorial foi construído para celebrar os heróis e continua sendo um dos locais mais visitados no National Mall.


VIETNAM VETERANS MEMORIALS

Este memorial homenageia membros das forças armadas dos EUA que lutaram e morreram em serviço ou foram listados como MIA durante a Guerra do Vietnã. Está dividido em três partes distintas: a estátua dos Três Soldados, o Memorial da Mulher do Vietnã e a conhecida Mural do Memorial dos Veteranos do Vietnã. A controvérsia cercou o design não convencional do memorial por sua cor escura e falta de decoração, mas rapidamente se tornou um local de luto, peregrinação e cura; hoje se destaca como um dos memoriais mais visitados e comoventes do National Mall, pois os visitantes fazem a tradição de deixar lembranças, cartas e fotografias de entes queridos perdidos na guerra.


KOREAN WAR VETERANS MEMORIAL

O Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia foi dedicado em 1995, no 42º aniversário do armistício que encerrou o conflito. O memorial consiste em 19 estátuas de soldados representando um esquadrão em patrulha, retirado de cada ramo das Forças Armadas. As 19 figuras criam um reflexo na parede, simbolizando a fronteira entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul: o paralelo 38. Ao lado dos soldados, fica a Mural Wall, com mais de 2.400 fotografias de homens, mulheres e cães que serviram na Coréia.


NATIONAL AIR AND SPACE MUSEUM

Um museu popular e gratuito no National Mall que descreve a história da aviação e das viagens espaciais. Desde a abertura do National Mall, em 1976, esse museu de aviões educou e inspirou gerações de pilotos e astronautas do mundo todo. O museu contém a maior e mais significativa coleção de artefatos de aviação e espaço do mundo. Todos os componentes do voo humano estão em exibição, incluindo arte e materiais de arquivos relacionados.

O Módulo de Comando Apollo 11 Columbia, a única parte da espaçonave Apollo 11 a retornar à Terra, é destaque na exibição da Corrida Espacial. Os visitantes também podem ver o traje espacial que o astronauta Neil Armstrong usava durante sua missão na Lua e tocar uma amostra de uma rocha lunar trazida de volta da missão Apollo 17 em 1972.


SMITHSONIAN CASTLE

Enquanto os arcos vitorianos e as obras escuras do castelo sugerem uma época passada, ele possui um centro de visitantes completamente moderno, com mapas 3D interativos que identifica e detalha as 17 propriedades da Smithsonian Institution na área de DC, incluindo museus, galerias e o Parque Zoológico Nacional.

Como a maioria fica no National Mall, os mapas podem ser particularmente úteis para planejar um dia de passeios pelos museus. Há também um café, uma lanchonete e uma ampla área convivência com Wi-Fi gratuito, um local ideal para fazer uma pausa e planejar seu próximo passo, seja para observar bichos no Museu Nacional de História Natural ou para mergulhar na arte contemporânea.

Nas salas de pé-direito alto tem a exposição “Welcome to the Smithsonian” que exibe arte e artefatos representando todos os membros da instituição em vitrines de madeira reluzentes e antigas. SMITHSONIAN CASTLE

Enquanto os arcos vitorianos e as obras escuras do castelo sugerem uma época passada, ele possui um centro de visitantes completamente moderno, com mapas 3D interativos que identifica e detalha as 17 propriedades da Smithsonian Institution na área de DC, incluindo museus, galerias e o Parque Zoológico Nacional.

Como a maioria fica no National Mall, os mapas podem ser particularmente úteis para planejar um dia de passeios pelos museus. Há também um café, uma lanchonete e uma ampla área convivência com Wi-Fi gratuito, um local ideal para fazer uma pausa e planejar seu próximo passo, seja para observar bichos no Museu Nacional de História Natural ou para mergulhar na arte contemporânea.

Nas salas de pé-direito alto tem a exposição “Welcome to the Smithsonian” que exibe arte e artefatos representando todos os membros da instituição em vitrines de madeira reluzentes e antigas.


WHITE HOUSE

A Casa Branca é a casa de todo presidente dos EUA e o design da Mansão Presidencial (como era originalmente chamada) foi decidido por um concurso, e o vencedor foi James Hoban, um nativo da Irlanda. Projetado para ser muito maior e mais grandioso do que é, o edifício da Mansão Presidencial começou em outubro de 1792 e foi concluído em 1800.

Apesar do esquema de segurança, é possível chegar bem perto a grade da Casa Branca e tirar algumas fotos da residência do Presidente, porém, visitá-la por dentro é bem mais complicado e requer planejamento prévio. Os pedidos de visita pública devem ser feitos através do membro do Congresso e enviados com até três meses de antecedência da sua visita. A chance de conseguir é mínima!

Para mais informações sobre como visitar a Casa Branca acesse: https://washington.org/DC-faqs-for-visitors/how-can-i-tour-white-house


Espero que você tenha gostado de tudo que escrevemos e colocamos no blog. Se você ficou com alguma dúvida ou se escrevemos algo que não tenha ficado tão claro, pergunte-nos e teremos o prazer em responder. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *