ASSUNÇÃO

O Paraguai continua sendo desconhecido para muitos viajantes. A maior parte das pessoas que viajam para América do Sul costumam viajar pelo Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina, deixando para trás a área que inclui o Paraguai.

Assunção, a capital do Paraguai, vive uma progressiva modernização e recuperação das ditaduras que sofreu no final do século passado. Ela pode parecer estranha no início, mas aos poucos você vai experimentando e gostando dela e, quando tiver que se despedir, vai até bater aquela vontade de ficar mais um pouquinho.

Para passear, tem o bairro Histórico da cidade, a Catedral Metropolitana, o Palácio de Los López, o Panteão dos Heróis e seus Museus que refletem a história viva do país, além de luxuosos hotéis de redes nacionais e internacionais para acomodar os visitantes.

QUANTOS DIAS FICAR

De três a quatro dias são o suficiente! Nós fomos num feriado de quatro dias e foi bem gostoso e diferente! Mas se você quer apenas um fim de semana, é bem tranquilo e vale bem a pena.

PORQUE VIAJAR PARA ASSUNÇÃO

O nosso objetivo principal era conhecer o Museu da Conmebol, já que o nosso filho é apaixonado por futebol.

Outros pontos que influenciaram na nossa decisão: lugar perto e que não exige muitos dias para conhecê-lo, ótimos hotéis, preço bom, e a oportunidade de conhecer um outro país, uma outra capital.

ONDE FICAR

Aqui vai uma dica de ouro de um hotel que ficamos e que nós amamos! O café da manhã foi o melhor de todos, os quartos muito confortáveis e de um bom gosto extremo e a localização privilegiada perto de três shoppings.

O La Misión Hotel Boutique é um dos hotéis mais caros de Assunção, mas é um hotel divino! Vale se hospedar por lá.

Área externa
Restaurante

VAMOS AOS PASSEIOS:

PALÁCIO DE LOS LOPEZ – É o primeiro edifício emblemático de Assunção, também chamado de Palácio do Governo ou Palácio Presidencial. É a sede do governo da República do Paraguai. Aqui a visita é apenas por fora e vale pela construção e arquitetura, além de ficar na região central e de fácil acesso. Ele se destaca por ser uma das poucas construções no centro da cidade que está bem cuidada.

Em frente ao Palácio tem o LETREIRO do nome da cidade “ASUNCIÓN”, e as fotos ali ficam bem legais, e atrás do Palácio está a famosa Avenida Costanera.

COSTANERA – A Avenida Costanera é perfeita para quem quer caminhar ou correr em Assunção. São 4 km ao longo da baía que margeia o Rio Paraguai e lá é possível fazer passeios de lancha ou catamarã. Infelizmente não sabíamos dessa possibilidade, ficamos sabendo depois. Outra coisa legal por lá é o pôr do sol, de repente vale uma visita no fim do dia.

MUSEU DA CONMEBOL – o Museu do Futebol Sul-Americano está localizado na cidade de Luque, Paraguai. O local é visitado por milhares de turistas todos os meses e os horários de funcionamento são de terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h30 e aos sábados e domingos, com horário entre 10h00 e 16:00, enquanto nas segundas-feiras o museu fica fechado. A vista guiada dura aproximadamente 50 minutos e a reserva é feita através do email museoconmebol@conmebol.com.

Para quem é fã de futebol, a visita é imperdível, porém tenha paciência e se prepare pela desorganização do lugar.

No dia do nosso agendamento chegamos quase 30 minutos de antecedência, já que esse era o passeio mais esperado por nós e no email falava que não era permitido atrasos.

Na entrada do museu não tinha nenhum funcionário e muito menos um local de bilheteria ou balcão de informações. Estranhamos, pois não vimos nenhum movimento de pessoas entrando e saindo do museu, já que isso é normal em quase todos os lugares. Ficamos preocupados e conferimos nosso email e bilhete, achando que podíamos ter errado o dia, mas estávamos certo e no horário certo.

Depois de uns 15 minutos, vimos um funcionário andando por ali e então o abordamos. Ele explicou que deveríamos aguardar por um segurança, a pessoa responsável que confere o bilhete e abre a porta do museu. O segurança apareceu com atraso de 15 minutos do nosso horário e ainda disse que não havia nenhum agendamento para aquele dia. Nós tivemos que provar através do email e bilhete impresso. Ele deixou a gente entrar e chamou alguém para guiar a nossa visita.

Apesar desse ocorrido, o museu é muito legal e vale muito a pena, tem muitos troféus, muitas camisetas de time, uniformes e é contada a história de cada ano do futebol, de cada vitória e de jogadores que fizeram história dentro do futebol.

Só para terminar, no site do TripAdviror tem muitas reclamações referente a essa desorganização e parece que é um pouco comum esta situação no museu.

CONCLUSÃO DESSE ROTEIRO

Foi a nossa primeira vez para Assunção e gostamos muito. É uma viagem rápida, fácil e econômica, e pode ser visitada num fim de semana ou um feriado curto.

Espero que você tenha gostado do post e de todos os nossos passeios por ASSUNÇÃO. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos com muito prazer. Se você já foi para ASSUNÇÃO ou seguiu as nossas dicas, conta aqui para gente, vamos adorar saber da sua experiência, nessa cidade que ganhou os nossos corações!